Veja o que foi pauta na Sessão da Câmara Municipal de Itapevi nesta terça-feira (06)

 MG 0260

Câmara aprova pedido para regularização do transporte escolar em Itapevi

A regularização do transporte escolar em Itapevi voltou a pauta na Câmara Municipal. Na última terça-feira, 6, os vereadores aprovaram o Requerimento 644, pelo qual pedem ao Poder Executivo o envio de um projeto de lei que trate da organização, regularização e controle do serviço de transporte escolar na cidade.

Essa é a terceira vez que o vereador Bruxão do Táxi (PR), autor do requerimento, apresenta o pedido de estudos para elaboração da lei. “Os profissionais ligados ao transporte escolar buscam uma lei para regulamentar o setor e que agregue qualidade e segurança”, disse.

Após conversar com os profissionais que atuam na cidade, o vereador destacou no documento algumas das solicitações: 1) Destinação de vagas de estacionamento exclusiva para o transporte escolar; 2) Fiscalização para combater o transporte escolar clandestino; 3) Mudança no sentido de vias públicas; 4) Sinalização específica para o transporte escolar.

O vereador ressaltou que esse é um pedido dos profissionais que trabalham com transporte escolar na cidade, qual já foi apresentado por meio dos requerimentos 708/2013 e 283/2014 e pelos ofícios 267/2014 e 146/2015.

Vereadores aprovam pedido do Brasil Sorridente para Itapevi

O plenário aprovou na sessão, desta terça-feira, 6, o Requerimento 641, pelo qual pede cooperação técnica entre a prefeitura de Itapevi e o Governo Federal para implantação do programa Brasil Sorridente na cidade. O documento foi proposto pelo vereador Bolor.

Segundo vereador, o programa prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente, são beneficiados 70,6 milhões de brasileiros pelo programa, acredito que chegou a hora de brigarmos por esse importante serviço público e incluir a população de Itapevi entre os milhões atendidos pelo programa”, disse Bolor.

O programa público, do Governo federal, de saúde bucal é o maior em atividade no país. A ação começou em 2003, período que segundo pesquisa – realizada no ano do lançamento do programa pelo Ministério da Saúde –20% da população já havia perdido todos os dentes, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista e 45% não possuíam acesso regular a uma escova de dentes.

“Em pouco mais de uma década de programa, segundo dados do Ministério da Saúde, o país conta desde 2010 com cerca de 48% das crianças consideradas livres de cáries. Isso mostra o quanto este programa é importante para auxiliar no cuidado das crianças, além de jovens, adultos e idosos de Itapevi”, argumentou Bolor.

Aprovado, o requerimento será encaminhado para apreciação do Poder Executivo Municipal. O documento foi subscrito pelos vereadores Akdenis e Tininha.  

Projeto que defende ações pelo fim da crueldade animal é apresentado

Os vereadores analisam proposta que pode instituir o “Dia pelo fim da crueldade animal” em Itapevi. De acordo com o texto, Projeto de Lei 96/2015, do vereador Prof. Paulinho, a prefeitura deverá promover campanhas contra a crueldade animal durante o mês de outubro.

O texto também especifica o dia 4 de outubro de cada ano, como a data para realização das ações. “A proposta tem como finalidade promover a conscientização da população por meio de palestras, cursos e debates sobre a importância do cuidado com os animais”, argumentou o vereador.

A propositura foi encaminhada para análise da comissão permanente de Justiça e Redação.

O cidadão pode solicitar cópia do PL no Protocolo da Câmara, propor sugestões (clique aqui) ou procurar o vereador em seu gabinete.

Vereador pede construção de unidade de saúde no Jardim das Pitas

Na sessão da última terça-feira,6, o vereador Toni da Gente (PSC) solicitou ao Poder Executivo Municipal, por meio do Requerimento 635, estudos para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) para atender os moradores do Jardim das Pitas e região.

De acordo com o parlamentar, o bairro conta com uma área pública sem uso. “Itapevi cresceu muito nos últimos anos, o que vem demandando um atendimento de saúde cada vez mais descentralizado e próximo do povo. Ainda mais que o bairro possui uma área pública que pode abrigar a unidade de saúde”, disse.

O vereador ressaltou, ainda, que esse pedido trará um ganho para cidade. “A região do Jardim das Pitas possui centenas de moradores que ganharão em qualidade de vida, pois terão atendimento de saúde perto de casa”.

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *