Retomada de obras do Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã

emtu capaEMTU anuncia retomada de obras do Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã neste semestre. Jaci Tadeu reuniu-se com presidente da estatal, Joaquim Lopes, e recebeu proposta de implantação de um novo corredor que ligará Itapevi a Cotia.

O prefeito de Itapevi Jaci Tadeu da Silva reuniu-se, nesta quinta-feira (24), com o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, e recebeu deste garantias de retomada e conclusão de obras do Corredor Metropolitano, que ligará Itapevi ao bairro paulistano do Butantã, e que atualmente estão paralisadas.

De acordo com o presidente da estatal, as obras – que foram paralisadas em função de entraves legais entre a EMTU e a empresa contratada para execução dos serviços – deverão ser retomadas ainda neste semestre. “Após a rescisão unilateral do contrato com a empresa vencedora da primeira licitação, estamos iniciando um novo processo licitatório, que deve incidir no reinício de obras no mês de maio”, explicou o presidente, destacando que as ações deverão ser realizadas em até doze meses.

A reunião, que foi acompanhada pelo deputado estadual João Caramez, e pelos secretários municipais José Americo Pereira (Planejamento), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Francisco Abreu (Habitação) e Argemiro Lage (Obras e Serviços), foi marcada também por discussões em torno de detalhes das intervenções, como a implantação de passarela ligando a estação de trens de Itapevi ao centro do município; e a utilização de um acesso da Vila Aparecida para facilitar o escoamento do tráfego na região.

Além de tratar da retomada das obras do Corredor Metropolitano, o presidente Joaquim Lopes apresentou a Jaci Tadeu o projeto de implantação de um corredor ligando o bairro Vila Dr. Cardoso, em Itapevi, ao centro do município de Cotia. Segundo a EMTU, o Corredor terá 9,4 km de extensão e contará com dois terminais entre as duas cidades, além de uma estação de transferência no centro de Itapevi, com integração física com a Linha 8 da CPTM; bem como 17 estações e embarque e desembarque ao longo do percurso.

Antes do início do empreendimento – previsto para o primeiro semestre de 2014 – serão realizadas audiências públicas, além da contratação dos projetos básico e executivo e de licenciamento ambiental, bem como a pré-qualificação das empresas para as obras. O investimento previsto é de R$ 127,5 milhões e deverá beneficiar diretamente a 68,7 mil passageiros por dia, segundo a estatal.

O deputado João Caramez e o prefeito Jaci Tadeu elogiaram o projeto e a disposição do Governo do Estado em investir na região, e solicitaram outras intervenções viárias na cidade. “Sabemos que a cidade de Itapevi está se desenvolvendo em direção a Amador Bueno, sendo já necessária uma extensão deste projeto de modo que beneficie a comunidade do Jardim Santa Rita”, asseverou o deputado.

“Ao estreitar laços com o governo estadual, nossa intenção é permitir que nossa população venha a ser beneficiada com mais investimentos públicos, em setores como energia, saneamento básico e transporte público. Este projeto vem ao encontro das necessidades da nossa população, sendo de total interesse de nossa administração”, finalizou Jaci Tadeu.

Fotolegenda: Divulgação/PMI

1 – Prefeito de Itapevi recebeu garantias de retomada das obras do Corredor Metropolitano, por parte da EMTU
2 – Presidente da EMTU apresentou proposta de implantação de novo corredor entre Itapevi e Cotia

emtu

emtu 2

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *