Monday 16 de junho de 2025
Canal Itapevi Canal Itapevi

Últimas Novidades

Arraiá Caipira na ANBI reúne mais de mil pessoas na 14ª

ACITA celebra 40 anos com plantio de cerejeiras e ação solidária

Prefeitura de Itapevi atrai empresas com benefícios fiscais

Itapevi realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe para todos

Teco passa tropa da GCM em revista e reforça compromisso com

Itapevi recebe Circuito Sesc de Artes 2025 com programação gratuita no

Itapevi realiza Campanha do Agasalho do Bem 2025

Espetáculo Paixão de Cristo de Itapevi emociona público e alcança quase

Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

Começa a distribuição gratuita dos ingressos para Paixão de Cristo 2025

  • INÍCIO
  • Guia Comercial
  • Notícias
    • Cidade
    • Educação
    • Esporte
    • Política
    • Religião
    • Saúde
  • FOTOS
  • Contato
  1. Home
  2. Religião
  3. VENÇA A ANSIEDADE
 VENÇA A ANSIEDADE
Religião

VENÇA A ANSIEDADE

by Dijavan Ferreira Cruz 10 de fevereiro de 2016 0 Comment
Visualizado: 2.240

VENCENDO A ANSIEDADE

Mateus 6.25-34

A ansiedade é uma marca da natureza humana, com contornos exclusivamente espiritual, marcada pela excessiva preocupação com a própria vida.

Parte de nossa ansiedade advém de preocupações legítimas, voltadas para a satisfação de necessidades básicas (versos 25-26, 28-31).

A nossa geração é marcada por pessoas ansiosas, começa desde cedo, os filhos já crescem ansiosos, por isso, os consultórios estão lotados de adultos e crianças.

Mas o que significa ser ansioso? O termo “ansiedade” tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

Quais os sintomas?

  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho.
  • Uma pessoa ansiosa, por exemplo, fica roendo as unhas antes de uma apresentação ou exposição em público.

Como a Bíblia trata desse assunto tão importante e mais como vencer a Ansiedade?

Jesus resume as necessidades humanas em três grupos: alimento, bebida e roupa. Sem comida, sem água e sem proteção, ninguém sobrevive por muito tempo.

É legítimo, portanto, que nos alimentemos, bebamos e nos protejamos. É legítimo que trabalhemos para comprar alimento e água e para morar e nos locomover.

Para vencer a Ansiedade é necessário compreender:

  1. A nossa condição diante de Deus (25-26;28 e29)

Nosso Senhor nos convida não apenas a ver, mas a observar com atenção as aves e os lírios. Comuns na Palestina, essas duas figuras serviriam aos propósitos pedagógicos do Senhor para ensinar sobre ansiedade.

O nosso valor diante de Deus não é por causa das nossas qualidades, mas pelo fato se sermos filhos de Deus, adotados na família da fé por causa de Jesus.

Deus não nos dará o que nos compete fazer, mas, se fazemos o que nos cabe, receberemos o que precisamos enquanto estivermos dormindo (Salmo 127.2) “Aos seus amados, ele dá enquanto dorme”. Em outras palavras, trabalhemos e descansemos, para que Deus possa fazer a parte dele.

Quando ignoramos o cuidado de Deus, confiamos menos nele e mais em nós mesmos.

Neste sentido, a ansiedade é o sintoma da falta de confiança em Deus.

Paulo em Filipenses 4.6 exorta seus leitores dizendo: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graças”.

O que te inquieta? Coloque diante de Deus, suplique a ele.

O conceito que você tem de Deus e fé, vai modelar a sua maneira de agir. Se creio num Deus, provedor, sustentador de todas as coisas, posso então descansar. É uma tarefa árdua, porém, um exercício continuo que eu e você precisamos  fazer.

Jesus ilustra o cuidado paternal de Deus com duas figuras da natureza: Primeiro sobre a atitude dos pássaros, que embora não ficam com o bico aberto aguardando a comida, Deus deu a eles institutos, por meio da tarefa diária são alimentados. A segunda figura é acerca da sua criação, a forma como Deus adorna a sua criação. Somos criados a imagem e semelhança de Deus, fomos salvos, Cristo morreu por nós.

  1. Compreender que a preocupação excessiva não irá mudar a situação (v.27)

A ideia de acrescentar é de antecipação, tem pessoas que ficam ansiosas pela entrevista que é daqui a duas semanas, ou o resultado dos exames que fez, ou um projeto seu pessoal, acadêmico ou profissional. Se eu fiz o que competiu fazer, devo, portanto, descansar.

A minha angústia não vai alterar o resultado das coisas. Por isso, que em oração devemos colocar diante do Senhor e assim descansar.

Há pessoas preocupadas com uma doença não contraída, pessoas tristes por uma saudade que um dia vão sentir. Não devemos ficar ansiosos a respeito do futuro.  Ninguém deve sofrer por antecipação.

  • Ter o relacionamento com Deus como prioridade máxima (v.30-34)

Jesus diz que a preocupação excessiva é uma atitude típica do gentio, ou seja, alguém que não tem a Deus como Senhor. O Cristão não deve viver assim, por alguns motivos?

III.I Deus sabe de tudo o que necessitados

Por isso, que o relacionamento com Deus nos dará condições de vencer os obstáculos.

A busca pelo reino requer esforço, deixar de lado o que nos prende, e ter o relacionamento com Deus com algo a ser buscado todos os dias.

Quando mantemos um relacionamento com Deus, alimentamos a nossa fé, nos tornamos mais fortes espiritualmente, logo, descansamos a providência de Deus, porque cremos em todas as suas promessas.

Amanhã pertence a Deus, Deus cuida do nosso amanhã, o Senhor acrescenta ao seu povo. O amanhã pertence sempre a Deus. Toda vez que tentamos nos apoderar dele, tentamos roubar o que é dele. O Senhor nos proíbe terminantemente de ficar ansiosos pelo que está por vir.

 

Conclusão

Jesus, Portanto, não se limita a proibir a ansiedade, mas apresenta razões para o cristão não se preocupar, razões que estão centradas no caráter e nas promessas de Deus.

Ficar ansioso é negar, de maneira prática, o poder, a sabedoria e o amor de Deus para com você nas situações que você possa enfrentar. Ao agir assim, você está esquecendo que foi escolhido e adotado pelo Pai, e é profundamente amado como filho. Busque a Deus e descanse. O mais Ele fará.

 

Pastor. Dijavan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share This:

Previous post
Next post

Dijavan Ferreira Cruz

author

Dijavan Ferreira Cruz é bacharel em teologia pelo seminário teológico Presbiteriano reverendo José Manoel da Conceição. É Casado com Priscila Jonson e pastor da Igreja Presbiteriana De Itapevi

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED Stories for you
Cidade

Arraiá Caipira na ANBI reúne mais de

by Canal Itapevi 9 de junho de 2025

Itapevi, 8 de junho de 2025 – No último sábado, aconteceu a 14ª edição

Cidade

ACITA celebra 40 anos com plantio de

by Canal Itapevi 8 de junho de 2025

Itapevi, 5 de junho de 2025 – Em comemoração aos seus 40 anos de

Cidade

Prefeitura de Itapevi atrai empresas com benefícios

by Canal Itapevi 29 de maio de 2025

Adesões ao programa registraram mais de mil empregos diretos e instalação e ampliação de

Canal Itapevi Canal Itapevi

×