Monday 16 de maio de 2022
Canal Itapevi Canal Itapevi

Últimas Novidades

Igor Soares inaugura Arena Santa Rita com a presença de craques

Zé Neto & Cristiano realizam show no dia 26 de maio

Novo PS Amador Bueno já está sendo equipado e mobiliado

João Xavier lança campanha na Região Oeste

Itapevi libera quarta dose para idosos acima de 60 anos na

Espetáculo da Paixão de Cristo acontece nos dias 15 e 16

Carreta da Saúde atende no bairro Nova Cotia

BATMAN NO CINEMA DE ITAPEVI

Estudantes da rede municipal de Itapevi começam a receber novos uniformes

Igor e Doria entregam ETEC Itapevi e anunciam FATEC, Calçadão, Poupatempo

  • INÍCIO
  • Guia Comercial
  • Notícias
    • Cidade
    • Cinema
    • Educação
    • Esporte
    • Festas e Eventos
    • Política
    • Religião
    • Saúde
    • Variedades
  • FOTOS
  • Contato
  1. Home
  2. Cidade
  3. Paixão de Cristo, história de devoção, amor e fé
 Paixão de Cristo, história de devoção, amor e fé
Cidade

Paixão de Cristo, história de devoção, amor e fé

by Hélton Lima 14 de março de 2012 0 Comment
Visualizado: 639

Paixao de_Cristo_2012

“Quanto mais o homem acumula experiência, quanto mais aprende a conhecer as diferentes coisas em seus diferentes aspectos, tanto mais rica precisa tornar-se a sua linguagem. Ernest Fischer (2007, p.33) – A NECESSIDADE DA ARTE – Prof. Especialista Hélton Lima

“A PAIXÃO DE CRISTO 2012 – Uma história de devoção, amor e fé”

O drama “A Paixão de Cristo – uma história de devoção, amor e fé” é um espetáculo histórico que atravessou séculos para relembrar, com grandeza, a trajetória da vida e obra de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, marcando o início dos mistérios da fé relacionados à Semana Santa.

A apresentação, que já faz parte do calendário oficial de eventos de Itapevi, em 2012 está programada para ser realizada na própria Sexta-Feira da Paixão, no dia 6 de abril, a partir das 19h30. O evento acontece a cada ano, sob responsabilidade do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, contando com apoio de todas as Secretarias e departamentos da Prefeitura.

Em 2012, num projeto mais audacioso que os de anos anteriores, 87 atores da Escola Municipal de Teatro e 30 figurantes, colaboradores das comunidades locais, atuarão pela primeira vez a céu aberto no Centro de Eventos Jaci Januário da Silva (CEMIP), onde será construída a cidade cenográfica, que reconstituirá a trajetória das últimas 12 horas de Jesus de Nazaré. O espetáculo contará ainda com a participação, ao vivo, da Escola Municipal de Música com 50 músicos e da Escola Municipal de Dança com 40 bailarinos.

Este é um grande ano para o nosso município, o ano que a arte concebida pelos movimentos existentes na cidade tomarão ainda mais projeção, com o espetáculo “A paixão de Cristo 2012”, que será encenada com visibilidade mais ampla e impactante.

Os ensaios começaram no dia 6 de janeiro, no Espaço Cultural 930º, onde atores e alunos submetem-se a um ritmo intenso de trabalho, que inclui desde a preparação do corpo e da voz até exercícios de criação, orientados por uma equipe de direção composta por seis diretores-professores, três assistentes de direção, cinco cenógrafos e um iluminador, além de toda uma equipe técnica, que vem ensaiando constantemente em prol da qualidade cênica e histórica do espetáculo.

O vice-prefeito Jaci Tadeu se reuniu com a equipe da Escola Municipal de Teatro, que lhe apresentaram o projeto e discutiram as possibilidades desta apresentação em lugar aberto, elevando a qualidade do espetáculo e emocionando um grande número de espectadores.

“Faremos estudos sobre o local, para que não haja nenhum tipo de acidente. Essa é uma apresentação que já faz parte da cultura da cidade, além de ser uma história emocionante. Tenho certeza de que emocionará a todos. Itapevi terá um espetáculo como nunca. Isso é muito importante para nossa cidade”, disse Jaci Tadeu.

O espetáculo vem sendo apresentado em nossa cidade desde 2007, e já foi visto por milhares de pessoas. Este ano o texto foi organizado pelo professor Daniel Bernardes e conta com a direção geral do coordenador da Escola Municipal de Teatro professor Hélton Lima.

Dessa vez o grupo aposta em uma encenação inovadora com muita interação, coreografias e músicas executadas ao vivo. Os atores, bailarinos e músicos tem se dedicado dia e noite para trazer à população um espetáculo inesquecível, com muita sensibilidade e alta qualidade técnica, visto que contam com uma equipe de diretores e preparadores de muita competência.

O roteiro tem 20 atos e será encenado em 10 cenários construídos pela administração municipal, transformando o Cemip em uma cidade cenográfica. A equipe técnica conta com os seguintes profissionais:

Direção geral

– Hélton Lima

Dramaturgismo

– Daniel Bernardes

Assistentes de direção

– Raphael Andrade

– Pablo Mazzucco

– Marcos Menezes                         

Preparação corporal

– Janaína Alves

– Roberto Aguimarães

– Daniel Bernardes

Preparação Vocal

– Talita Admertides

– Pamela Pinheiro

Concepção de Trilha Sonora

– Janaína Alves

– André Angenendt

– Eduardo Estela

– Hélton Lima

Coreografias

– Lau Silva

– Weverton Aguiar

Cenografia

– Ângelo Tavares

– Victor Marim

– Evandro José

– Talita Admertides

– Marcos Menezes

Figurinos

– Janaína Alves

– Edy Oliver

– Pamela Pinheiro

Maquilagem

– Edy Oliver

Iluminação

– Willyn Marx

Participação Especial

– Escola Municipal de Dança

– Escola Municipal de Música

– Banda Sinfônica Municipal

Apoio – Prefeitura de Itapevi  – Uma Nova Cidade

Graças ao comprometimento dessa equipe, dos atores e do apoio da prefeitura e suas secretarias, as expectativas para a realização do espetáculo são positivas e todos acreditam em seu sucesso. Os moradores de Itapevi e região terão a oportunidade de se emocionar com um espetáculo que tem raízes na tradição do cristianismo, encenado agora, em Itapevi, sob nova roupagem e concepção artísticas.

Contato: tonarte@ig.com.br

Ato da_da_pea_A_Paixo_de_Cristo_2012_-_1

Ato da_da_pea_A_Paixo_de_Cristo_2012_-_2

Ato da_da_pea_A_Paixo_de_Cristo_2012_-_3

Ato da_da_pea_A_Paixo_de_Cristo_2012_-_4

Foto dos_ensaios_da_pea_A_paixo_de_Cristo_2012_-_1

Share This:

Previous post
Next post

Hélton Lima

author

Hélton Lima, ator, encenador, produtor e professor, fez o curso de formação do ator no Teatro Escola Macunaíma, formado em Letras pelo Instituto de Ensino Superior de Cotia, especializado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, certificado em "entrenamiento físico, vocal y puesta en escena" pela premiada cia. Teatro de los andes/Bolívia em 2013. É morador de Itapevi e desde 2003 trabalha com teatro e produção cultural na cidade, sendo de 2003 à 2005 voluntário no Clube de Mães Jardim Rainha e Bela Vista, com um grupo de 30 jovens. A partir de 2005 passou a fazer parte da grande equipe de profissionais do Departamento de Cultura de Itapevi como professor da Escola Municipal de Teatro (nessa época Casa das Artes), de 2009 à 2011 Coordenador da Escola, de 2012 a 2015 diretor da escola, tendo escrito peças, estudos e dirigido diversos espetáculos. Como produtor, é sócio-fundador da Cia. Studio 8 Encena Produções Artísticas, produziu diversos grupos de teatro, "grupo Pretexto", "grupo entrelace" etc.

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais
Leia também.
Cidade

Igor Soares inaugura Arena Santa

9 de maio de 2022
Cidade

Zé Neto & Cristiano realizam

20 de abril de 2022
Cidade

Novo PS Amador Bueno já

15 de abril de 2022
RELATED Stories for you
Cidade

Igor Soares inaugura Arena Santa Rita com

by Canal Itapevi 9 de maio de 2022

Cidade ganha primeira grande arena multiuso de lazer e esportes O cidadão de Itapevi

Cidade

Zé Neto & Cristiano realizam show no

by Canal Itapevi 20 de abril de 2022

Ginásio de Esportes será o local de troca dos ingressos entre os dias 09

Cidade

Novo PS Amador Bueno já está sendo

by Canal Itapevi 15 de abril de 2022

Unidade está praticamente pronta e será entregue em breve para a população A Prefeitura

Canal Itapevi Canal Itapevi
About Us
Work With Us
Contact
Qoxag Guidelines
Customer Care
Privacy Policy
Terms and Condition
© 2021 - Canal Itapevi

×