Defesa Civil realiza vistoria de orientação no comércio central

Defesa Civil de Itapevi realiza vistorias de orientação em comércios da região centralA Defesa Civil de Itapevi realizou vistorias de orientação em comércios da região central. Agentes também estão à disposição para oferecer capacitação aos funcionários dos estabelecimentos.

A fim de proporcionar mais conhecimentos e oferecer segurança à população de Itapevi, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) está realizando vistorias técnicas de verificação e avaliação de equipamentos contra incêndios em comércios da região central, bem como em prédios públicos.

Vale lembrar que as vistorias são de orientação e não geram multas aos estabelecimentos visitados. Os esforços feitos pelos agentes da Defesa Civil buscam manter os ambientes bem sinalizados, preservar para que não ocorram futuros problemas e, assim, proporcionar mais proteção, tantos para os lojistas quanto para os consumidores que circulam no estabelecimento.

Nas visitas são observadas estruturas de sustentação (concreto, aço, madeira e etc.), equipamentos como extintores, além de saídas e luzes de emergência, hidrantes, fiações elétricas possivelmente expostas, armazenamento de produtos inflamáveis e edificações gerais.

Para a subgerente de uma loja de calçados da região central de Itapevi Patrícia Santos Cunha é importante a orientação dos agentes da Defesa Civil, uma vez que eles têm experiência e foram treinados para auxiliar em momentos de dificuldades. “As orientações deles nos ajudam muito, nos deixam mais seguros. É importante ter conhecimento desde o início de um trabalho”, lembrou a também moradora da cidade. 

No segundo semestre do ano passado, a Defesa Civil realizou visitas nas escolas municipais e nos prédios das secretarias municipais. Para o secretário de Segurança, Kleber Maruxo, é importante assegurar o local em que crianças passam grande parte do dia. “Nós temos que dar exemplos. Verificamos as escolas para assegurar que as crianças fiquem em um ambiente seguro para o desenvolvimento delas”, disse Kleber.

Além das escolas, o secretário também destaca a prevenção de incêndios nos estabelecimentos comerciais da cidade. “Estamos realizando o atendimento à população para que continuemos a prevenir acidentes como incêndios em lojas, comércios e indústrias da cidade. Assim teremos certeza de que nossa cidade se desenvolve de uma forma que não compromete a integridade dos cidadãos”, completou o secretário.

Sobre a Defesa Civil

Atualmente, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) conta com um efetivo de 12 funcionários e, para reforçar o atendimento, sete novos agentes estão em processo de treinamento e capacitação, sendo que dois desses irão compor à equipe administrativa e os outros cinco atuarão em ocorrências nas ruas. 

Segundo dados da Secretaria de Segurança – órgão responsável pela Defesa Civil – em 2013, foram atendidas 236 ocorrências, 38 cortes de árvores, 22 vistorias técnicas, recebimento médio de 16 telefonemas por dia e realizações de 38 vistorias em áreas de risco.

Em novembro, os funcionários receberam uma nova sede situada na avenida Pedro Paulino, 13 – Cohab. A instalação possui um espaço físico mais amplo comparado à antiga base e, conta com seis salas destinadas ao setor administrativo, uma sala de refeitório e outra para vestiários dos profissionais. Além da nova dependência, a Defesa Civil recebeu a doação de mais dois veículos e, agora, dispõe de quatro viaturas e uma motocicleta.

Fotolegenda:Victor Bustamante/PMI
1- Técnico da Defesa Civil orienta a subgerente Patrícia Santos sobre o uso e efeitos do extintor de incêndio

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *