Ambulatório de Obesidade de Itapevi já atende mais de mil pacientes

26-09 Ambulatório de Obesidade de Itapevi já atende mais de 1000 pacientesEm menos de um ano já foram eliminados um total de 1395 quilos. Os investimentos da Prefeitura de Itapevi na saúde vêm gerando grandes resultados. 

Além da inauguração de novas unidades de saúde como a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto da Colina e da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim São Carlos, a administração municipal conta também com um serviço inédito direcionado às pessoas que sofrem com a obesidade.

Um programa multidisciplinar vem mudando a vida das pessoas obesas da cidade. Isso porque a ação – implantada em fevereiro pela Prefeitura – já atendeu a mais de mil pessoas que possuem a doença. Os atendimentos são realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab I, no Ambulatório de Obesidade.

O objetivo do tratamento é fazer com que o obeso ganhe em saúde e qualidade de vida por meio de pequenos gestos, como a reeducação alimentar, ganho de autoestima e atividade física. Este novo ciclo de vida reduz, consideravelmente, as dores articulares e ajuda a prevenir doenças como o diabetes, e as cardiovasculares, como a hipertensão.

Durante todo o processo de acompanhamento com os profissionais, o paciente recebe orientações para alcançar êxito na redução de peso. De acordo com dados da Secretaria de Higiene e Saúde, 1.395 quilos já foram eliminados – no período de fevereiro a agosto – o que significa que cada paciente perde em média 4,5 por mês.

No ambulatório os pacientes são atendidos por psicólogos, endocrinologistas, nutricionistas e enfermeiros, além de educadores físicos. Todo esse tratamento é realizado pensando na melhora gradativa dos pacientes, uma vez que a obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, se desenvolve a partir de diversos fatores como estilo de vida, genética e até mesmo alimentação.

Hiperdia da Saúde

Outra Unidade Básica de Saúde que está com um projeto inovador é a UBS Amador Bueno. Lá os obesos, hipertensos, idosos e diabéticos recebem um tratamento diferenciado. Em todas as segundas, quartas e sextas-feiras é realizado o Hiperdia da Saúde.

O projeto piloto tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a mudança de hábitos e também sobre a realização de exames preventivos de detecção de diabetes e outras doenças. Atualmente a unidade conta com um grupo de 20 pessoas. De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, há uma parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer para que além de profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, profissionais de educação física também façam parte dessa ação.

Fotolegenda: Divulgação/PMI

Atendimento especial a obesos é realizado na UBS Cohab

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *