Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça”

vereadora inacia Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” vereadora inaciaProfissionais da Saúde de Itapevi passam por curso de capacitação para melhor atendimento aos moradores. A Prefeitura também promoveu Projeto “Farmacêutico na Praça”, aberto à população, em Amador Bueno.

Após a inauguração de três unidades básicas de saúde nos últimos nove meses, realizada pelo prefeito Jaci Tadeu, o intuito de levar saúde preventiva aos bairros mais distantes e capacitar os profissionais são outras medidas da Prefeitura de Itapevi no que diz respeito à saúde pública.

Diante desse quadro, os profissionais de saúde da Prefeitura de Itapevi receberam uma capacitação em teste rápido de HIV e também de triagem para Sífilis nas últimas semanas. O curso foi realizado em dois períodos diferentes: um entre os dias 21 e 23 e, o segundo, entre os dias 28 e 30 de agosto.

A capacitação em teste rápido de HIV e triagem para Sífilis é feita para que sejam diagnosticadas com mais rapidez as doenças. Esses testes rápidos estão inseridos no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha – programa do Ministério da Saúde – com o objetivo de qualificar o cuidado materno infantil.

De acordo com a pasta, foram capacitados 50 profissionais de saúde em parceria com o Programa Municipal DST/Aids e o Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais. Esse processo de qualificação e aprimoramento das técnicas para realização do teste rápido é imprescindível para a evolução da saúde da cidade.

Com essa capacitação o município passa a contar com mais qualidade e agilidade no atendimento em oito unidades de saúde sendo: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cohab I, da Vila Santa Rita e do Alto da Colina; as Unidades de Saúde da Família (USF) do Parque Suburbano e do Jardim Rosemeire, além do Serviço Ambulatorial de Especialidades do Jardim da Rainha, do Pronto Socorro da Vila Dr. Cardoso e do Pronto Socorro Central.

Vale lembrar que profissionais de municípios vizinhos como Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba também participaram da capacitação oferecida em Itapevi, uma vez que as cidades buscam apoio para melhoria da qualidade do atendimento à população.

Farmacêutico na Praça

Para atender a demanda dos bairros mais distantes de Itapevi, a Prefeitura promoveu no último sábado (31), a segunda edição do Projeto “Farmacêuticos na Praça” – uma parceria entre administração municipal, Seccional de Osasco e Conselho Regional de Farmacêuticos de São Paulo (CRF- SP). O evento já realizado em 2012, desta vez contemplou os moradores de Amador Bueno.

Durante oito horas os moradores do bairro tiveram acesso a informações sobre procedimentos de saúde, na praça Paulo França (junto à Estação CPTM de Amador Bueno). Aferição de pressão, medição de glicemia, além de orientação sobre o uso de medicamentos e uma avaliação rápida sobre as condições de saúde foram feitos pelos 25 profissionais de saúde das especialidades de Farmácia e Enfermagem.

O prefeito Jaci Tadeu também foi à praça e pôde conversar com os munícipes e os farmacêuticos presentes ao evento, além de realizar os procedimentos de saúde oferecidos ao longo do dia. “Estamos capacitando nossos profissionais a fim de que atendam a população de forma humanizada. E o ‘Farmacêutico na Praça’ é um bom exemplo de atendimento na porta de casa com serviços básicos como a aferição da pressão”, comentou o prefeito enquanto passava pela medição de glicemia.

Fotolegenda: Divulgação/PMI

1- Curso em teste rápido de HIV e triagem para Sífilis capacita profissionais da Saúde de Itapevi

2- Moradores de Amador Bueno recebem a segunda edição do “Farmacêuticos na Praça”

3- Prefeito Jaci Tadeu marca presença e registra fotos com profissionais

04-09 Profissionais de Saúde de Itapevi Capacitação 2 Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” 04 09 Profissionais de Sa  de de Itapevi Capacita    o 2

04-09 Profissionais de Saúde de Itapevi Capacitação 3 Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” 04 09 Profissionais de Sa  de de Itapevi Capacita    o 3

04-09 Profissionais de Saúde de Itapevi Capacitação 1 Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” 04 09 Profissionais de Sa  de de Itapevi Capacita    o 1

Print Friendly, PDF & Email Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” Vereadora Inácia prestigia projeto “Farmacêutico na Praça” printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *