Monday 16 de junho de 2025
Canal Itapevi Canal Itapevi

Últimas Novidades

Arraiá Caipira na ANBI reúne mais de mil pessoas na 14ª

ACITA celebra 40 anos com plantio de cerejeiras e ação solidária

Prefeitura de Itapevi atrai empresas com benefícios fiscais

Itapevi realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe para todos

Teco passa tropa da GCM em revista e reforça compromisso com

Itapevi recebe Circuito Sesc de Artes 2025 com programação gratuita no

Itapevi realiza Campanha do Agasalho do Bem 2025

Espetáculo Paixão de Cristo de Itapevi emociona público e alcança quase

Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

Começa a distribuição gratuita dos ingressos para Paixão de Cristo 2025

  • INÍCIO
  • Guia Comercial
  • Notícias
    • Cidade
    • Educação
    • Esporte
    • Política
    • Religião
    • Saúde
  • FOTOS
  • Contato
  1. Home
  2. Saúde
  3. Secretaria suspende temporariamente campanha contra febre amarela em Itapevi
 Secretaria suspende temporariamente campanha contra febre amarela em Itapevi
Saúde

Secretaria suspende temporariamente campanha contra febre amarela em Itapevi

by Canal Itapevi 18 de janeiro de 2018 0 Comment
Visualizado: 3.880

Vacinação deve ser retomada na segunda-feira (22) em todas as unidades de saúde do município

Devido ao fim dos estoques da vacina, a secretaria municipal de Saúde e Bem-Estar suspendeu temporariamente, nesta quinta-feira (18), a vacinação contra a febre amarela em Itapevi. A campanha deve ser retomada na segunda-feira (22), quando 20 mil doses serão disponibilizadas pelo Governo do Estado ao município.

“A situação está sob controle e não há motivo para alarme”, diz a secretaria de Saúde e Bem-Estar, Luiza Nasi. Não há casos confirmados nem suspeita de casos da doença no município. Desde o início da campanha, em 29 de novembro do ano passado, foram vacinadas 131 mil pessoas na cidade.

O novo lote de vacinas vem após a Prefeitura reforçar a solicitação junto às autoridades do Governo do Estado e do Governo Federal, responsáveis pela distribuição dos medicamentos. “Aos municípios, cabe apenas administrar os estoques recebidos e aplicar as vacinas na população”, explica Luiza.

Quem já tomou a vacina não precisa se imunizar novamente. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município farão a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

Campanha de Vacinação

Mesmo sem nenhum caso da doença registrado na cidade, a Prefeitura decidiu iniciar em 29 de novembro uma campanha preventiva de vacinação contra a febre amarela em Itapevi. Tanto em 2017 como em 2016, a cidade não registrou casos de febre amarela.

Além de Itapevi, os municípios de Cotia, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Vargem Grande e Jandira também iniciarão campanhas preventivas de vacinação contra a febre amarela.

Sobre a doença

A febre amarela é uma doença de caráter infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos – como o Aedes Aegypti – em áreas urbanas ou silvestres. Os primeiros sintomas surgem de forma repentina, e incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por aproximadamente três dias.

A doença não pode ser transmitida diretamente entre seres humanos.

Para se prevenir, é preciso evitar a disseminação dos mosquitos, que costumam ficar na água e proliferar-se dentro de casas e adjacências. Recipientes como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa tornam-se ambientes ideais para que a fêmea do do Aedes ponha seus ovos, local onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se, multiplicarão a quantidade de mosquitos.

Por isso, é importante evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Além disso, recomenda-se usar repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Foto: Pedro Godoy/ Ex-Libris/ Secom PMI

Legenda: Campanha contra a febre amarela é suspensa temporariamente

Share This:

Tags: Secretaria de Saúde suspende temporariamente campanha contra febre amarela em Itapevi
Previous post
Next post

Canal Itapevi (Website)

administrator

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal Itapevi Canal Itapevi

×