Qualificação profissional gratuita é oferecida a Itapevi

Cursos Pronatec 1Cursos técnicos voltados a beneficiários do Bolsa Família servem de oportunidade para aprender uma nova profissão e se destacar no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho no país está cada vez exigindo mais dos profissionais, por isso é necessário se manter sempre atualizado. Em Itapevi, cidade que possui um dos três mais aquecidos comércios populares da região, e vem apresentando grande índice de ocupação industrial, a capacitação é a palavra de ordem. Para ajudar os moradores a serem absorvidos pelo concorrido mercado, em especial àqueles de baixa renda, a Prefeitura de Itapevi vem oferecendo cursos de capacitação profissional em parceria com o Governo Federal e o Senai.

Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que nesta segunda-feira (24) iniciou novas turmas. Os alunos de Itapevi que se inscreveram para os cursos gratuitos de Torneiro Mecânico, Auxiliar Administrativo, Mecânica de Sistemas de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves, Ajustador Mecânico, Eletricista de Automóveis, Contador e Auxiliar de Recursos Humanos, aprendem uma nova profissão nas instalações do Senai de Jandira.

Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, os 134 alunos de Itapevi passarão por 160 horas de curso do Pronatec – uma das ações do Programa Brasil Sem Miséria, parceria do Governo Federal com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – que oferece a oportunidade para aprender uma nova profissão e escolher um caminho para a universidade. Os alunos têm, em média, quatro horas de aula por dia, cinco dias por semana e os cursos têm duração de dois meses.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a iniciativa de incluir pessoas de baixa renda e beneficiários do Programa Bolsa Família neste programa é um grande incentivo para que muitos alcancem a independência financeira e contribuam para o crescimento da cidade. “Saber que as pessoas estão buscando qualificação é motivo de orgulho para nós, pois sabemos que elas querem fazer a diferença. Capacitando nossos moradores e encaminhando às vagas de trabalho, mantemos girando a roda do crescimento de Itapevi, que está a todo vapor”, lembra Jaci.

O prefeito ressalta que o crescimento de Itapevi é visto pelo número de vagas de trabalho geradas periodicamente na cidade. De janeiro a junho deste ano, foram captadas pelo PAT-Itapevi (Posto de Atendimento ao Trabalhador) mais de 3,5 mil vagas e mais de 14 mil pessoas foram encaminhadas para entrevistas. Mantido pela Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, o PAT atua como uma ponte entre empresas e munícipes, facilitando assim a busca por uma recolocação no mercado de trabalho.

“Itapevi é a bola da vez no quesito empregabilidade em toda a região oeste. Muitas vagas surgem diariamente e o nosso PAT é referência no encaminhamento de profissionais a estas vagas. E o PAT mantém um relacionamento muito estreito com as novas indústrias que estão se instalando na cidade. E isso é ótimo, uma vez que não é mais preciso sair da cidade para procurar um trabalho”, finaliza Jaci.

Fotolegenda: Victor Bustamante/PMI

1 – Moradores de Itapevi aprendem uma nova profissão
2 – Aulas são ministradas por profissionais do Senai

Cursos Pronatec 2

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *