Prefeitura de Itapevi realiza ações em apoio ao Outubro Rosa

25-10 Prefeitura de Itapevi realiza ações em apoio ao Outubro RosaNo dia 31 acontecerá o “Você de Rosa”, em que os servidores municipais usarão roupas e acessórios na cor rosa, em incentivo à conscientização ao câncer de mama.

Durante o mês de outubro, diversas iniciativas conscientizam à população sobre a luta contra o câncer de mama. Por conta disso, inúmeras ações são realizadas com o objetivo de sensibilizar e orientar às mulheres sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce da doença. Esse movimento ganhou o nome de “Outubro Rosa” e, a cidade de Itapevi também participa desse movimento que mobiliza pessoas no mundo todo.

A Prefeitura – por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) – e o Conselho Municipal da Mulher se uniram para realizar o “Você de Rosa”. A ação, que acontecerá no dia 31, funcionará da seguinte maneira: cada servidor municipal deverá usar uma peça de seu vestuário na cor rosa nesse dia. A iniciativa deve despertar a curiosidade dos munícipes durante o atendimento e gerar uma oportunidade para sensibilizá-los sobre a importância da prevenção para o combate ao câncer de mama.

Outra ação desenvolvida pela Prefeitura é o hasteamento de uma bandeira cor de rosa, na sede da Secretaria de Higiene e Saúde. Além disso, a cidade conta com diversas faixas distribuídas pela cidade as quais mostram o papel da unidade de saúde, que apresenta profissionais capacitados para orientar os munícipes.

Vale lembrar que durante a 1ª Ação de Saúde Preventiva de Itapevi (ASPI), ocorrida no último sábado (19), a SASC promoveu uma esmaltação de unhas diferenciada, que contou somente com cores em tons de rosa, representando um apoio à causa.

Dados e prevenção

De acordo com o Ministério Nacional da Saúde, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. Para as pessoas do sexo masculino o risco também é grande, uma vez que a cada 100 casos, 01 atinge homens.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle da doença, é recomendado que as mulheres a partir dos 20 anos, pelo menos uma vez por mês, realizem o autoexame (toque de avaliação nas mamas realizado em si mesma), além de mulheres na fase da menopausa.

O órgão recomenda ainda que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o autoexame não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama, podendo ultrapassar os 50%.

Para fortalecer a conscientização aos riscos da doença, o Outubro Rosa foi criado, no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor de rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *