Primeiro cemitério vertical biosseguro público do estado de São Paulo será entregue em Itapevi
Novas armas de choque reforçam arsenal da Guarda Civil de Itapevi
Agentes da corporação receberam 50 novos tasers; armamento tem capacidade de disparo de 6 a 8 metros.
Nesta sexta (3), a Prefeitura de Itapevi entregou 50 armas de choque para os agentes da Guarda Civil. Conhecido popularmente como taser, o equipamento tem capacidade de disparo de 6 a 8 metros e aumentará o poder dos agentes da corporação para garantir a segurança no município.
A entrega aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Igor Soares, do vice-prefeito, Marcos Godoy, o Teco, do secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Kleber Maruxo, e do comandante da corporação, Humberto Araújo, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
“A Guarda faz a diferença no policiamento ao atender cerca de 70% das ocorrências policiais na cidade”, disse o prefeito. “Investiremos em tecnologia e treinamento atrelados e a utilização das armas de choque será apenas nossa primeira medida”, afirmou. É importante lembrar que, mesmo com a colaboração da Guarda, a responsabilidade pela segurança pública no município é do Governo do Estado.
A corporação recebeu, ainda em 2016, 50 novos tasers do programa “Crack, É Possível Vencer”, em convênio com o Ministério da Justiça e Cidadania. No entanto, faltava a contratação de uma equipe especializada para ensinar os agentes a manusear o equipamento. Na sexta-feira passada (26), 29 agentes da Guarda Civil Municipal de Itapevi (GCM) finalizaram o curso de instruções para a utilização das armas de choque não-letais.
“A capacitação dos agentes é uma grande conquista para que todos estejam preparados para uma abordagem que atenda aos requisitos do Policiamento Comunitário” , disse o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo. “Com isso, a vida humana é sempre preservada”.
Além do armamento, a Guarda Civil recebeu do programa duas motocicletas, dois veículos e um micro-ônibus de monitoramento por câmeras, avaliado em R$ 870 mil. A GCM já realizou neste ano 40 das 80 horas de cursos de qualificação anuais exigidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Apenas para utilização da arma de choque foram 8 horas de curso. Os oficiais receberam também cursos de Técnica Operacional, Procedimentos das Guardas Municipais, Armamento, Munição e Tiro. A segunda turma inicia o curso no dia 10 de fevereiro e será formada por 26 alunos. Ao todo, serão capacitados 55 agentes para utilização das armas de choque.
Fotos: Divulgação PMI. Nova arma ficará à disposição dos agentes na base da corporação. O uso é do batalhão.
