Itapevi recebe o programa “Museu da Pessoa”

MUSEU DA PESSOAPrograma completa 11 anos em 2013 e conta com mais de 40 mil beneficiados. MEMÓRIA LOCAL chega a Itapevi e beneficiará alunos e professores da rede pública de ensino.

 
O MEMÓRIA LOCAL completa 11 anos em 2013 e já beneficiou mais de 40mil pessoas entre alunos e professores em 25 municípios espalhados por todo país. Neste ano o programa dará o pontapé inicial na cidade de Itapevi, região metropolitana de São Paulo. Com investimento social direto da Pfizer, o objetivo é beneficiar alunos e professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental I, todos da rede pública de ensino. A Secretaria Municipal de Educação organizou uma visita no dia 26 de julho, às 13h, ao CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, marcando o início do trabalho.

O projeto desenvolvido pelo MUSEU DA PESSOA selecionou 15 escolas para receber os formadores do programa que acompanharão as atividades com as crianças e professores. A metodologia de memória oral criada pelas entidades já foi premiada cinco vezes por resultar em importantes aprendizagens de leitura, escrita, oralidade e produção de conteúdo
para a internet. Serão quatro formações com duração de 12 meses e após esse período será elaborado um plano de continuidade do projeto para 2014. “_Acreditamos que o desenvolvimento e a aplicação do programa serão inestimáveis para inserção de valores, práticas e comportamentos das pessoas em relação à cidade, já que através dele
colocamos as crianças em contato com a história da comunidade”_ diz Sérgio Ávila, Supervisor de Ensino na Secretaria de Educação e Cultura do Município de Itapevi.

O objetivo é reunir a memória de Itapevi com o envolvimento de escolas no registro dos relatos de seus moradores, colocando os alunos em contato com a história da sua cidade e estreitando as relações humanas na comunidade. Contemplam as atividades uma oficina de sensibilização, nove encontros de formação, um evento de encerramento e o lançamento de uma exposição no CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, criada por um cenógrafo a partir dos desenhos e textos produzidos pelas crianças. Além disso, a coleção virtual reúne todo material, organizando os portfólios feitos pelos professores sobre o desenvolvimento do projeto de memória e a capacitação do educador-multiplicador.

_”A Pfizer tem como compromisso global sempre apoiar a comunidade onde está presente, por meio de iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas”,_ afirma Ciro Mortella, diretor de Assuntos Corporativos da companhia. O Memória Local já se tornou política pública e entrou no currículo escolar nos municípios de Guaíba, São Bernardo do Campo,
Indaiatuba, Sorocaba e Apiaí._ “Isso comprova o sucesso do programa e como ele contribui de maneira eficaz para o desenvolvimento pedagógico dos educadores e das crianças_” conclui Sônia London, coordenadora da iniciativa.

SOBRE O MUSEU DA PESSOA

Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando
com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 15 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

[1] https://www.facebook.com/holofote.comunicacao
[2] https://twitter.com/holofote_com
[3] http://www.linkedin.com/company/holofote

MEMÓRIA LOCAL chega a Itapevi e beneficiará alunos e professores da rede pública de ensino
Assessor de Imprensa – Ivan Dognani
+55 11 3044-7791 ramal:30 | 11 96664-7363

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *