Itapevi está prestes a ganhar terceiro piscinão

Em menos de três anos, administração entregará à população terceira grande obra de prevenção contra enchentes; piscinão do Sapiantã estará concluído em dezembro
As obras do piscinão do Sapiantã estão em fase final de conclusão. Na segunda-feira (14), foram iniciados os trabalhos de pavimentação da rua Praia de Baraqueçaba, que fica ao lado do reservatório construído na cidade com o objetivo de resolver o problema das enchentes em Itapevi.
As obras do Sapiantã foram iniciadas em outubro do ano passado e devem ser concluídas até o final deste ano. Em menos de três anos, este é o terceiro reservatório construído pela Prefeitura, que também já entregou os piscinões do Suburbano e do Vitápolis. Ao todo, os três reservatórios somam aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos.
Localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã, o novo piscinão terá área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 litros. O dispositivo terá 3,34 metros de profundidade.
O equipamento receberá águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região.
O Rio Sapiantã nasce em Vargem Grande Paulista, se estende por aproximadamente 10,4 quilômetros até a sua foz, cruzando os bairros do Sapiantã, Vila Nova Esperança e Vila Santa Rita, dentre outros.
Consórcio
As intervenções são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).
Piscinão do Vitápolis
O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. O piscinão recebe águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.
As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017. O equipamento tem três metros de profundidade e foi implantado paralelo ao rio para captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele tem capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.
Piscinão do Suburbano
O equipamento recebe as águas do córrego Paim para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira.
O equipamento de 16.500 m² foi inaugurado em maio e tem capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros.
Córrego Barueri-Mirim canalizado
Neste ano, também foi concluída a canalização do córrego Barueri-Mirim. A obra estava ligada diretamente ao Piscinão do Vitápolis, que está localizado ao longo de seu curso. A canalização do Rio Barueri Mirim inicia-se na Rua Orlando Higino de Moraes, prossegue pela Avenida Presidente Vargas e se estende até o final das Ruas Lafaiete Rodrigues e Boulevard Paulistana, já na divisa com o município de Jandira.

Fotos: Felipe Barros/Ex-Libris/PMI e Willian Leite/PMI
Legenda: Novo reservatório será entregue em dezembro

Print Friendly, PDF & Email  Itapevi está prestes a ganhar terceiro piscinão printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *