Câmara pede lei que garanta aposentadoria especial aos guardas municipais

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 7, requerimento solicitando estudos do Poder Executivo, para concessão de aposentadoria especial aos Guardas Municipais de Itapevi.

Proposto pelo vereador Professor Paulinho (PV) e subscrito pelo vereador Aparecido (PTN), o documento destaca que a Constituição Federal assegura adoção de critérios diferenciados para aposentarias de profissionais que exerçam atividades que tragam prejuízo a saúde ou a integridade física.

“Sendo as atividades exercida pelos guardas municipais equivalente à de um policial militar, precisamos garantir que os guardas tenham o mesmo beneficio concedido aos policiais de todo o Brasil por meio da Constituição e da Lei Federal Complementar 144/2014, qual seja a aposentadoria especial”, justificou o vereador.

Algumas cidades brasileiras adotaram esse sistema de aposentadoria para guarda municipal. Em Monte Mor (SP), guardas municipais se aposentam, voluntariamente, com proventos integrais, desde que possuam 25 anos de contribuição e no mínimo 15 anos de exercício na carreira, se mulher, e 30 anos de contribuição e 20 de exercício, se homem.

Aprovado, o requerimento será encaminhado ao Poder Executivo, para que estude a viabilidade da medida.

Print Friendly, PDF & Email câmara pede lei que garanta aposentadoria especial aos guardas municipais Câmara pede lei que garanta aposentadoria especial aos guardas municipais printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


One thought on “Câmara pede lei que garanta aposentadoria especial aos guardas municipais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *