Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações

23-10 - Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi vencem campeonatos estaduais 1 Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações 23 10   Bandas Sinf  nica e Marcial de Itapevi vencem campeonatos estaduais 1As Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistaram primeiras colocações em campeonatos estaduais. Os dois grupos foram qualificados para a fase nacional em suas categorias.

Além do grande destaque de bailarinos e atores da cidade, os músicos itapevienses também mostram um nível técnico elevado diante de outros municípios. É que as Bandas Sinfônica e Marcial da cidade conquistaram excelentes colocações e estão entre as melhores do estado de São Paulo. Agora, as duas equipes vão levar o nome de Itapevi para a etapa nacional, que acontece em dezembro.

A apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Itapevi, realizada no último sábado (19), no auditório Simon Bolivar (Memorial da América Latina), resultou na sétima conquista do Campeonato Estadual. Sob a batuta do maestro Eduardo Stella, a banda trouxe no repertório peças como “Alvamar Overture”, de James Barnes e “El Camiño Real”, de Alfred Reed, levando o público presente ao delírio. Os músicos superaram a média da categoria, alcançando a marca de 99,6% dos pontos válidos (a média é de 85,9%).

Além de sagrar-se campeã estadual pela sétima vez – que credencia os jovens talentos itapevienses às finais do campeonato nacional, em dezembro, na cidade de Taubaté –, a banda venceu, no último mês, em Franco da Rocha, a fase regional do Mapa Cultural Paulista, o que garante a seleção para a fase estadual, prevista para 2014.

Outra categoria musical que colheu bons frutos nas últimas semanas foi a Banda Marcial Municipal de Itapevi. Também regida por Stella, a banda teve ótima performance na segunda final, que ocorreu no último domingo (20), na praça do Memorial da América Latina. Os músicos apresentaram canções como “Destino Comum”, do paulista Benedito Rodrigo e “O Nobre Cavaleiro”, composta por Maurício Passos, que também é músico e professor da Banda Municipal da cidade.

A equipe levou o primeiro lugar nos quesitos Mór (coreógrafo), Baliza (componente Carol Olímpio) e Corpo Coreográfico. Já no quesito Corpo Musical, o grupo ficou com o segundo lugar. Esses resultados garantiram à banda uma soma de 685,925 pontos (correpondente a 96,6% do total dos pontos válidos), conquistando o primeiro lugar na classificação geral, o que também credencia a equipe às finais da fase Nacional.

A Banda Municipal de Itapevi é mantida pela Prefeitura – sob gestão da Secretaria de Educação, por meio de seu Departamento de Cultura. A equipe de instrutores – comandada pelo diretor Ademir Vilhena – é formada pelo coordenador pedagógico e artístico Fabio Antenor da Silva Carneiro, pelos coreógrafos Marcio de Araújo e Abel de Morais e pelo produtor Valdir Silva.

Além do elevado nível técnico e excelentes conquistas, o projeto visa à iniciação musical de crianças e adolescentes, bem como pela formação sociocultural da juventude de Itapevi. “Nossa banda nos enche de orgulho, tanto pelo trabalho de formação musical e inclusão da juventude itapeviense, quanto pelas conquistas de prêmios que além de engrandecer também traz importantes divisas culturais para a cidade”, finalizou o prefeito Jaci Tadeu.

Sexta Musical acontece nesta semana
Para quem não teve a oportunidade de assistir ou, quer rever a apresentação da Banda Sinfônica Municipal, a oportunidade é nesta sexta-feira (25), às 19h, no Espaço Cultural 930. É que a noite será marcada por mais uma edição da Sexta Musical, que além do grupo campeão, contará com apresentações do Coro e Orquestra do município, bem como das práticas de Teclados, Sopros e Cordas. A entrada é gratuita e o evento é direcionado a todas as idades. O Espaço Cultural 930 fica na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 930 – Jardim Santa Rita.
Fotolegenda: Divulgação/PMI
1- Banda Sinfônica é a melhor do estado de São Paulo na categoria
2- Banda Marcial garante primeiro lugar na classificação geral da categoria e vai disputar fase nacional

23-10 - Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi vencem campeonatos estaduais 2 1 Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações 23 10   Bandas Sinf  nica e Marcial de Itapevi vencem campeonatos estaduais 2 1

Print Friendly, PDF & Email Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi conquistam primeiras colocações printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *