18 de Fevereiro, Aniversário de 53 anos de Itapevi

canalitapevi-emancipadores-de-itapeviConheça um pouco da história de Itapevi. Sua emacipação, dados geograficos, persanalidades e curiosidades da nossa cidade.

História

Emancipação

Parte integrante da cidade de Cotia, o então bairro de Itapevi, cujo nome vem do Tupi Guarani e significa pedra chata e lisa (Ita=pedra e pevi=chata e lisa), começou sua formação por volta de 1850 com a chegada da primeira família os Abreu.

Em 1875 o Imperador Dom Pedro II inaugurava a estação de Cotia, que não passava de um simples rancho com cobertura de sapê.

Por volta de 1912 os Abreu já faziam vizinhança com os Roncagli, os Michelotti os Chiamilera os Belli os Chaluppe os Correia e os Nunes. E foi justamente da família Nunes que saiu o empreendedor político Joaquim Nunes Filho, conhecido por “Nho Quim”, cujos esforços resultaram na elevação do bairro a distrito de Cotia, em 12 de outubro de 1920.

Apesar disso a referência da cidade ainda continuava sob o nome de estação Cotia tirando a possibilidade de identificação própria do local.

Em 1940 chegava em Itapevi o empresário Carlos de Castro que adquiriu de Joaquim Nunes vasta gleba de terra, dando origem ao loteamento do Parque Suburbano e Jardim Bela Vista. Foi a partir daí que se acelerou o desenvolvimento do local.

Com a estação ainda com o nome de Cotia e a própria sede do município chamada de Vila Cotia, criava-se enormes confusões notadamente ao serviço de correios e telegramas para que as correspondências e pessoas localizassem os endereços em Itapevi. Em 1945, Carlos de Castro conseguiu com o então ministro Cardoso João Alberto que a estação tivesse seu nome alterado para Itapevi, com festa para a população.

A partir daí e já dentro de um espírito emancipacionista presente por toda região, integrantes da sociedade da época iniciaram o movimento de autonomia do distrito, fazendo a população se empenhar em massa no processo. Seus idealizadores eram homens como o próprio Carlos de Castro, Américo Christianini, Cezário de Abreu, Bonifácio de Abreu, Rubens Caramez, Raul Leonardo, José dos Santos Novaes e tantos outros.

No plebiscito realizado em 1958, cerca de novecentas pessoas optaram pela emancipação, contra apenas trinta que não desejavam a autonomia. Naquele mesmo ano foi formalizada a lei que criava o município de Itapevi instalado oficialmente só no ano seguinte em 18 de Fevereiro de 1959. Seu primeiro prefeito foi Rubens Caramez.

Curiosidades

A Bandeira do Município de Itapevi foi regulamentada através do projeto de Lei nº 024/2002 de autoria do vereador Valter Cardoso que “dispõe sobre a criação da Bandeira do Município de Itapevi”, que originou a Lei Municipal nº 1.565, de 28 de junho de 2002.

O Hino Municipal de Itapevi foi regulamentado através do projeto de Lei nº 009/2004 de autoria do vereador Valter Cardoso que “Torna Oficial o Hino Municipal de Itapevi”, que originou a Lei Municipal nº 1.659, de 08 de março de 2004.

O Brasão Municipal de Itapevi foi regulamentado através do Projeto de Lei de autoria do prefeito municipal Rubens Caramez que “Fica criado o Brasão de Armas do município de Itapevi”, que originou a Lei Municipal nº 007, de 20 de maio de 1961.

O município de Itapevi foi elevado à categoria de Comarca na sessão extraordinária realizada na Assembléia Legislativa, em 02 de agosto de 2000, que aprovou a Lei Complementar nº 39/2000.

Aniversário da Cidade : 18 de Fevereiro

Santo Padroeiro: São Judas Tadeu, O santo das causas impossíveis, é comemorado dia 28 de outubro

Localização

Itapevi está situado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo. O município está situado a 35 quilômetros à oeste da capital paulista, em uma área de 79 km².

Limites

Santana de Parnaíba ao norte e noroeste;

Barueri a nordeste;

Jandira a leste;

Cotia ao sul e sudeste;

Vargem Grande Paulista a sudoeste;

São Roque a oeste;

Navegue por Itapevi usando o Googlemaps, clique aqui

Coordenadas

Latitude: 23°32’56” S

Longitude: 46°56’03” W

Clima

Subtropical.

Temperatura média anual:

18ºC

14°C em julho; 22°C em fevereiro

Altitude

Varia entre 740m no centro da cidade, junto ao leito do rio Barueri-mirim, à aproximadamente 1035m no alto da Serra do Itaqui, na divisa com o município de Santana de Parnaíba (Aldeia da Serra).

Vegetação

Mata Atlântica.

População Total

201.995 hab.(dados de 2008)

Densidade demográfica

2.211,1 hab./km²

Mortalidade infantil por mil habitantes

9,74 (2004)

Taxa de Alfabetização

91,22% (2000)

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,759 (2000)

IDH-M Renda: 0,663

IDH-M Longevidade: 0,737

IDH-M Educação: 0,876

canalitapevi-faixa-emancipao-de-Itapevi

canalitapevi-casas-antigas-de-Itapevi

canalitapevi-vitapolis-e-vl-dr.cardoso-antigamente

canalitapevi-centro-de-itapevi-antigamente

canalitapevi-casa joaquim-nunes-hoje-paco-municipal

canalitapevi-visao-panoramica-antiga-de-itapevi

canalitapevi-dna-lucia-e-bonifacio-de-abreu

canalitapevi-o-imparcial-1-jornal-de-itapevi

canalitapevi-brasao-de-itapevi

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *