SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central

 

0.0 - curso samu SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central 0Iniciativa inédita na cidade visa à integração técnica entre os profissionais das duas unidades. Será concluído neste domingo (21), o Programa de Cooperação Técnica entre o SAMU de Itapevi e os maqueiros e motoristas do Pronto Socorro Central. O curso foi iniciado no último domingo (14) e representa a primeira iniciativa de integração técnica entre as duas unidades.

O programa é conduzido pelo dr. Marcelo Okamura, coordenador geral do SAMU Regional Oeste, pela coordenadora de Enfermagem, Edielza Rocha, e pelos enfermeiros Monica Abrantes e Renato Coimbra.

O treinamento possui um grande diferencial, que é uma abordagem totalmente realística e prática do atendimento de emergência, simulando diversas situações, como engasgamento, atropelamento e casos clínicos, como a parada cardiorrespiratória, uma das principais causas de morte no país.

Luvas Cardiorrespiratórias
Profissionais do SAMU de Itapevi também acabam de adquirir um equipamento de telecardiologia-ECG, que ficará disponível, em caráter de teste em um prazo de 30 dias, nas viaturas de suporte básico.

De acordo com o SAMU, o procedimento é realizado pela equipe de enfermagem. Após o exame, os dados são encaminhados via Internet aos profissionais instalados no Hospital São Paulo / UNIFESP, que avalia o resultado do eletrocardiograma e transmite ao médico regulador da Central de Regulação Médica de Itapevi.

Itapevi é o primeiro município da região Oeste a adquirir este equipamento, já utilizado pelo SAMU da capital paulista. Segundo a Secretaria de Higiene e Saúde, com este procedimento, será agilizado o atendimento à população e o diagnóstico em casos de extrema gravidade.

Visita do Ministério da Saúde
A base do SAMU recebeu a visita de uma equipe do Ministério da Saúde no dia 11. A visita técnica dos representantes do órgão federal serviu para analisar as condições atuais da unidade regional e, futuramente, buscar alternativas para melhorias.

O encontro também foi agendado para que o atual dirigente, dr. Marcelo Augusto Okamura, apresentasse o Projeto de Gestão do SAMU para este ano. Okamura destacou a colaboração e parceria com instituições privadas para incrementar a gestão colaborativa que propôs. Essas medidas auxiliam nas melhorias da execução do serviço emergencial e infraestrutura.

Fotolegenda: Divulgação / PMI
1 – Profissionais do SAMU e do Pronto-Socorro Central durante curso
2 – Dr. Marcelo Okamura apresenta o Projeto de Gestão do SAMU

0.1 curso samu 2 SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central 0

Print Friendly, PDF & Email SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central SAMU de Itapevi promove treinamento aos servidores do Pronto Socorro Central printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *