nehemias capa

Advogado especialista comenta greve: O consumidor precisa estar alerta

Prof. Nehemias Melo demonstra preocupação com impacto da greve nos serviços básicos da população

nehemias. advogado especialista comenta greve: o consumidor precisa estar alerta Advogado especialista comenta greve: O consumidor precisa estar alerta nehemiasO advogado especialista em direitos do consumidor, professor universitário e autor de diversas obras jurídicas, Nehemias Melo, faz uma análise sobre a greve dos caminheiros, que repercutiu na vida de todos os brasileiros, além da crise política e ética que o país atravessa.

Prof. Nehemias Melo, por que a maioria da população está apoiando esta greve, apesar das consequências na vida cotidiana?

Realizei uma pesquisa nas redes sociais e, de fato, a maioria absoluta apoia a greve. Entretanto, o que começou como uma reivindicação justa e legítima está agora comprometendo os serviços básicos da população e isto é inaceitável. É uma questão de tempo para a sociedade perceber os efeitos nefastos da continuidade insistente desta greve. Precisamos neste momento ter bom senso para não fazer coro com os irresponsáveis que estão mantendo a greve, a despeito de terem conseguido o atendimento de toda a pauta de reivindicações. A greve, no estágio que chegou, só pode ser chamada de criminosa.

Como os direitos do consumidor estão sendo violados nesta situação?

De diversas formas, pois muitos comerciantes se aproveitando do desespero da população para praticar preços abusivos em relação aos produtos e serviços. O consumidor precisa estar alerta neste momento para detectar estas irregularidades. As queixas precisam registradas nos órgãos competentes, por meio de notas fiscais e até fotos dos preços nas gôndolas. A previsão é que, mesmo após o fim da greve, ainda haverá um longo período com reflexos dos aumentos de preços e os consumidores podem continuar expostos aos altos preços e baixa qualidade dos produtos.

Na sua opinião, o Governo agiu corretamente nas negociações com os grevistas?

O governo atual tem baixíssimo índice de popularidade e está vulnerável. Não estava preparado para a dimensão do movimento e se viu acuado. Nossa política passa por uma crise de credibilidade sem precedentes, o povo clama por renovação e terá oportunidade de mudar nas eleições deste ano. Nesse sentido, vale salientar que as consequências desta greve serão sentidas principalmente pelo próximo governo. São bilhões de prejuízo aos cofres públicos que precisarão ser ressarcidos de alguma forma. Por isso a importância de votar de forma consciente, não desperdiçar esta oportunidade de mudança, exercendo a cidadania nas urnas.

Sobre o Prof. Nehemias Melo

Advogado especialista em direitos do consumidor e danos morais, professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação em Direito, palestrante do departamento de Cultura e Eventos da OAB SP e autor de várias obras Jurídicas, entre elas “Da defesa do consumidor em juízo” e “Dano Moral nas Relações de Consumo”.

Entre em contato:

Whatsapp: (11) 9 7225-6655

Facebook: /profnehemiasmelo

Instagram: @prof.nehemiasmelo

E-mail: prof.nehemiasmelo@gmail.com



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *