Foto 1 - Felipe Barros (1)

Prefeitura realiza ciclo de apresentações de dissertações de mestrado na área da Saúde

Objetivo foi demonstrar estudos que podem auxiliar na resolução de problemas de saúde em Atenção Básica

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Itapevi promoveu o evento “Proposta de Estratégias de Fortalecimento de Atenção Básica”. A ação aconteceu, das 9h às 12h, na Secretaria de Saúde.  A iniciativa foi uma devolutiva das dissertações do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva dos estudantes do Instituto de Saúde, que pertence à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A integração foi voltada aos profissionais de Saúde e coordenadores de Itapevi.

Os estudantes já mestres apresentaram projetos de mestrado no setor. O objetivo do encontro foi apresentar como propostas aos gestores e profissionais da saúde a aproximação dos trabalhos desenvolvidos no Instituto com a prática de quem atua na rede municipal. Segundo os organizadores do evento, a intenção foi demonstrar que pesquisas apontam que de 70% a 75% da resolução dos problemas na área da saúde estão em Atenção Básica.

Cerca de 40 profissionais participaram do evento, dentre membros do Instituto, coordenadores e profissionais da Saúde e articuladores de Atenção Básica Rota dos Bandeirantes.

A partir das 9h foi realizada a recepção do público. Na sequência, a abertura aconteceu às 10h. As apresentações às 11h, com a discussão e fechamento.

O primeiro trabalho apresentado foi “Ações de alimentação e nutrição, no âmbito de políticas públicas em ambiente escolar, para prevenção e controle da obesidade infantil no município de Itapevi”, de Mariângela da Silva Alves Batista, nutricionista e mestre no assunto.

Posteriormente, outro assunto abordado foi o “Estudo Avaliativo sobre o processo e efeitos da implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no âmbito municipal”, por Mariana Santos Barreto, que é nutricionista e mestre.

A terceira apresentação foi sobre “Grupos e Reflexão sobre a produção do Cuidado: uma estratégia de aproximação entre a Saúde Mental e Atenção Básica no município de Itapevi”, ministrada pelo psicólogo e mestre Claudiney Augusto Yamaguti.

A última apresentação foi da servidora pública de Itapevi, Alba Fumiko Simakawa, que é mestre e formada em estatística. Ela trata do assunto “Análise de indiciadores de Saúde e sua apropriação para mudanças nas práticas dos profissionais da Atenção Básica”.

As apresentações fazem parte do fechamento do curso de mestrado profissional desenvolvido pelo Instituto e do “apoio institucional em envolver os profissionais em atualização em ações que poderão ser utilizadas na ponta no sistema público de saúde”, afirmou Alba.

De acordo com a secretária de Saúde, Luiza Nasi, o evento é importante porque “beneficia a população. A medida em que os profissionais da Saúde estão focados em ações efetivas, práticas de saúde, prevenção, educação permanente, humanização e de organização”, afirma.

Foto: Felipe Barros – Ex Libris PMI

Legenda: Profissionais discutem soluções para saúde na área de Atenção Básica

Att



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *