Foto 1 - Pedro Godoy

Prefeitura de Itapevi cria e-mail para localizar veículos abandonados

População poderá indicar localização de automóveis a serem retirados pela administração municipal

A Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (10), um canal para que a população possa denunciar à administração municipal veículos abandonados espalhados por toda a cidade.

Agora, basta enviar um e-mail para o endereçoveiculoabandonado@itapevi.sp.gov.br que a fiscalização irá até o ponto indicado para notificar o proprietário por meio da adesivação do automóvel.

“Tomamos essa medida para que a população possa ajudar a Prefeitura a solucionar o problema dos veículos abandonados”, diz o prefeito Igor Soares. “Sem esses automóveis, as ruas ficam mais seguras e o espaço público fica revitalizado”, afirma.

O documento terá o prazo para a retirada. Caso a data estipulada não seja respeitada, o veículo será recolhido ao pátio municipal. Considera-se abandonado o veículo que fique em via pública por mais de cinco dias consecutivos.

Notificação

O proprietário do veículo terá um prazo, a contar da notificação, para retirá-lo. A notificação será feita no próprio automóvel. Caso o equipamento permaneça no local, os fiscais voltarão para apreendê-lo.

Na primeira apreensão, o veículo ficará retido no Pátio Municipal por 10 dias, e o dono será multado em R$ 6 mil pelo abandono de veículo, conforme prevê a Lei 1796 de 2016.

Em caso de reincidência, a apreensão durará 20 dias e, daí em diante, 30 dias para cada recolhimento. O proprietário será considerado reincidente caso o mesmo automóvel seja recolhido mais de uma vez num período de dois anos.

Como retirar o veículo?

Para retirar o veículo recolhido pela Prefeitura, é necessário que o dono quite os débitos do automóvel em algum posto do Detran – a relação pode ser conferida aqui.

Em seguida, a documentação regularizada tem de ser levada ao Demutran (Rua Joaquim Nunes, 65, Centro), que fornecerá uma liberação do veículo ao proprietário.

Essa liberação, por sua vez, deve ser levada ao Pátio Municipal (Rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 317, na Vila Santa Flora), onde preciso quitar as despesas de recolhimento do veículo. Feito isso, o veículo é retirado.

Foto: Pedro Godoy – Ex-Libris – PMI

Legenda: População já pode entrar em contato com a Prefeitura denunciando veículos abandonados na cidade



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *