CIS - Pedro Godoy-ExLibris-PMI

Prefeitura está reformando prédio que receberá Centro Integrado de Saúde e Centro de Hemodiálise de Itapevi

Edifício onde funcionaria a UPA Santa Rita será reestruturado para receber equipamentos inéditos no município 

A Prefeitura iniciou, nesta quarta-feira (13), a reforma de um prédio ocioso na Vila Santa Rita que receberá dois equipamentos inéditos em Itapevi: o Centro Integrado de Saúde (CIS) e Centro de Hemodiálise de Itapevi.

“Vamos implantar equipamentos de saúde inéditos em Itapevi, aumentando a oferta de consultas e exames para toda a população”, diz o prefeito Igor Soares. “Investir na saúde é prioridade desta gestão, por isso vamos dar sequência ao trabalho de longo prazo que temos feito na área”.

Com cerca de 30 especialidades, o CIS entrará em funcionamento em 2019. Nele, será possível realizar consultas com especialistas médicos, exames diagnósticos e preventivos de neurologia, pneumologia, nefrologia, otorrinolaringologia, dermatologia, psiquiatria, cardiologia e ortopedia, além ultrassonografias, colonoscopias e endoscopias, dentre muitos outros.

As obras de remodelação serão realizadas para readequar o prédio que inicialmente foi construído para abrigar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A previsão de duração dos serviços é de dois meses.

“Temos uma grande demanda na área de prevenção e de acompanhamento dos tratamentos. Por isso, optamos por aproveitar o espaço para implantar o CIS. A cidade necessita de um centro de especialidades maior e com mais especialidades”, explica a secretária de Saúde, Luiza Nasi Fernandes.

 

Centro de Hemodiálise

A partir do ano que vem. Itapevi terá também seu próprio Centro de Hemodiálise. O serviço atenderá inicialmente os 110 pacientes itapevienses fazem o tratamento em cidades próximas ao município. A unidade terá capacidade para realizar 20 atendimentos simultaneamente.

O centro será montado com recursos próprios do município e mantido pela Prefeitura com suporte do Governo Federal, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). A regulação de vagas será determinada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como determina a lei.

 

Investimentos 

Em 2018, a Prefeitura já adquiriu 13 novos veículos para transportar pacientes, incluindo uma UTI Móvel, de suporte avançado, destinada ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e novas ambulâncias para a cidade. Todos têm sistema de ar condicionado e rampa de acesso.

Ao todo, a Prefeitura de Itapevi está investindo R$ 164 milhões na saúde, em 2018. O montante irá ajudar a Prefeitura a desenvolver a saúde de Itapevi e trazer mais benefícios para a população do município. Além do CIS e do Centro de Hemodiálise, também estão previstas a reforma do pronto-socorro Cardoso e melhorias no PS Central e de PS Amador Bueno.

 

Foto: Pedro Godoy-ExLibris-PMI

Legenda: Prefeito vistoria obras no prédio onde será implantado o CIS



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *