Foto 1 - Felipe Barros (5)

Prefeitura desenvolve projeto Educar para Reciclar em parceria com Instituto Eurofarma

Cerca de 21 mil estudantes da rede são beneficiados atualmente com a iniciativa. Mais de 40 mil jovens, com idade entre 6 e 14 anos, já aprenderam sobre preservação ambiental ao longo de 13 anos de parceria  

Na sexta-feira (24), a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a etapa de formação para gestores e professores do projeto Educar para Reciclar, uma ação que acontece em parceria com o Instituto Eurofarma desde o ano de 2005. A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro.

O projeto tem como objetivo estabelecer a formação de professores de maneira a inserir em sua rotina diária hábitos e integração direta e equilibrada com o assunto do meio ambiente, além de explicitar e reforçar a abrangência do tema ambiental junto aos estudantes da rede municipal.

Segundo a Secretaria de Educação de Itapevi, neste ano de 2018, o projeto completa 13 anos com parceria entre o poder público e a iniciativa privada em Itapevi. Atualmente, o projeto é implementado em 40 escolas da rede municipal e já atingiu desde sua existência mais de 40 mil jovens com idades entre 6 a 14 anos. Todo Ensino Fundamental da rede está envolvido no projeto atingindo cerca de 21 mil alunos.

De acordo com o supervisor de ensino da Secretaria de Educação, Danilo Nunes, “As ações desenvolvidas do projeto são voltadas à redução do desperdício, ao reaproveitamento de materiais e a preservação dos recursos naturais, que contribuem principalmente para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes”, explica. Além das atividades desenvolvidas em sala de aula, as escolas também organizam coleta seletiva. O material é retirado das unidades escolares e destinado à uma cooperativa de ex-catadores. Atualmente, 35 famílias trabalham nessa cooperativa e parte do valor do material arrecadado é repassada para investimento nas unidades escolares.

Com a parceria, a Prefeitura é responsável pelo apoio institucional ao projeto, suporte na aproximação com o poder público local, fomento ao envolvimento das escolas da rede pública municipal com o projeto e oferta de condições para que os professores participem das atividades planejadas. Já o Instituto Eurofarma tem como atribuição: promover as etapas e atividades necessárias para a execução plena do projeto, sendo elas: fornecimento de materiais e equipamentos para a realização do projeto, como folders, cartazes, banners; planejamento, organização e manutenção em plena atividade da ação, cumprindo a agenda de datas, horários e atividades previamente combinados com as escolas e garantia dos profissionais que coordenarão e auxiliarão no projeto.

O projeto ainda tem como intuito promover a capacitação de educadores da rede pública de ensino para que eles se tornem disseminadores de conteúdos de educação ambiental aos alunos; incentivar os professores a implantar intervenções com os alunos nas escolas, multiplicando o aprendizado; reforçar a abrangência do tema Meio Ambiente e estabelecer com os professores maneiras de inserir em sua rotina hábitos e costumes de vida simples e ecológicas.

Foto: Pedro Godoy – Ex Libris/PMI

Legenda: Projeto Educar para Reciclar propõe discussão da importância do meio ambiente



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *