Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola

19-08 Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola 2 Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola 19 08 Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola 2 Na última quinta-feira (14), as crianças da educação infantil – até três anos de idade – do CEMEB Jardim Vitápolis assistiram ao encerramento do Projeto Fonoaudiologia na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Itapevi, por intermédio da Secretaria de Educação.

Ação prevê que os pequenos se livrem dos hábitos que podem prejudicar a fala. O projeto vem sendo desenvolvido em escolas-pilotos, como é o caso do CEMEB Jardim Vitápolis, e tem como objetivo fazer com que as crianças percam o hábito de usar chupetas e mamadeira, por exemplo, durante o dia e a noite.

Para desenvolver o tema de forma lúdica aos alunos, as fonoaudiólogas da Secretaria de Educação desenvolveram um kit didático contendo livro ilustrado, DVD áudio book e material de apoio para os professores da rede. Nele os professores tiveram a oportunidade de trabalhar o enredo do tema com as crianças.

A peça teatral ‘Bruxinha Fonete’ – encenada pelos atores da Escola Livre de Teatro de Itapevi marcou o término do projeto na escola. O enredo da história narra a trajetória de um dedo, uma chupeta e uma mamadeira que deixarão de ser utilizada por uma criança.

Para ajudar no destino dos objetos que podem prejudicar a fala e a dentição das crianças a bruxinha Fonete convida os pequenos a jogarem suas chupetas em seu caldeirão, iniciando uma nova etapa na vida dos alunos.

Ao final da apresentação as crianças tiveram a oportunidade de se desfazer dos objetos. Um caldeirão foi colocado no pátio da escola e as crianças jogaram suas chupetas, abandonando assim esse mau hábito e, prevenindo alterações de dentição, mordida, motricidade oral e dificuldades na fala das crianças.

A secretária de Educação, Lilian Braga, prestigiou a apresentação teatral realizada na escola. “Projetos como esse são fundamentais para auxiliar no crescimento saudável de nossas crianças. São pequenos gestos, como o de abandonar a chupeta, que fazem com que eles se desenvolvam sem dificuldade”, disse Lilian.

Fotolegenda: Reinaldo Meneguim / PMI
(1) Peça teatral foi encenada aos alunos do CEMEB Jardim Vitápolis 
(2) Ao final da peça crianças puderam jogar suas chupetas no caldeirão da bruxinha Fonete

19-08 Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola 1 Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola 19 08 Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola 1

Print Friendly, PDF & Email Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola Prefeitura de Itapevi realiza projeto Fonoaudiologia na Escola printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *