image

PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo

Com o apoio do Instituto CCR e da CCR ViaOeste, atividades educativas serão realizadas nos municípios de Vargem Grande, Embu das Artes, Itapevi e Araçoiaba.

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco (SP), explica a experiência de uma oficina com o primeiro caminhão de fotografia do Brasil. Usar a fotografia como forma de incentivar a reflexão sobre o mundo ao redor, é exatamente o objetivo do PhotoTruck, da organização ImageMagica.

Imagem inline 1 PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo. PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo 0

Este ano, o Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentam o Circuito PhotoTruck, projeto da ImageMagica realizado pela AF Imagens que leva o tema “Meu Brasil” em uma viagem de 6 meses pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e Bahia com o objetivo de atender mais de 9 mil alunos e professores nas atividades. De 11 a 21 de setembro, os educadores do PhotoTruck pegam a estrada, com patrocínio da ViaOeste, rumo à região do interior de São Paulo, passando por instituições nas cidades de Vargem Grande, Embu das Artes, Itapevi e Araçoiaba.

A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles. “É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela  está todos os dias. Há uma necessidade real de olhar para o mundo em que se vive e a oficina permite dar à criança esse momento de reflexão.” Conta Levi Fanan, educador da ImageMagica, que desde 2016 viaja com o PhotoTruck pelo Brasil.

“A legenda é o momento mais desafiante para elas, já que precisam expressar em palavras o que querem dizer. Muitos alunos já tem contato com a fotografia no dia-a-dia, mas não pensam na mensagem que estão transmitindo”. E esse é o grande diferencial da oficina: unir a fotografia produzida com a mensagem que o participante quer passar, resgatando a reflexão por trás da imagem.

Feito sob medida para atividades educacionais da ImageMagica, o PhotoTruck pôs o pé na estrada pela primeira vez no ano passado, inspirado por um antigo projeto da organização, que fazia oficinas itinerantes com um ônibus, o saudoso Bumba. Hoje, a unidade móvel encanta crianças e adultos, conta com uma câmera escura, em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).

Para a professora Salete Aparecida de Andrade, na EM Prof. Paulo Grott, de Ponta Grossa (PR), por onde o PhotoTruck passou em 2016, “foi uma oportunidade que o alunos tiveram para conhecer na prática o mundo da fotografia. Muitos não têm acesso a esse tipo de tecnologia, mas mesmo os que têm, não sabem realmente como é produzida uma foto”.

Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos.

A principal atividade envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre um tema determinado. As imagens são feitas com o aplicativo de celular Camino, também desenvolvido com exclusividade pela ImageMagica. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambe-lambes nos muros da escola.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil km, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7500 alunos e 450 educadores atendidos.

Imagem inline 2 PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo. PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo 0Imagem inline 4 PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo. PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo 0Imagem inline 3 PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo. PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo 0Imagem inline 5 PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo. PhotoTruck da ImageMagica leva fotografia e reflexão a alunos de escolas de São Paulo 0

 

ImageMagica

Criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho.

Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo.

Dentre os principais prêmios e títulos de reconhecimento recebidos pela ImageMagica estão: ações premiadas pela International  Union for Health  Promotion and Health Education; organização representante da América Latina credenciada pelo DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006; 1º lugar na categoria “Comunicação e Saúde”, prêmio concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, além de André François ter sido finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation.

Saiba mais em: www.imagemagica.org.

Facebook: facebook.com/imagemagicapage

Instagram: @imagemagica

Instituto CCR

O Grupo CCR criou em 2014 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa por meio de suas concessionários.  O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados.

 

Serviços

 

Vargem Grande/SP

11 e 12/09

EM Joaquim Novaes

Rua Dr. Rene Correa, 1046 – Jd. São Lucas.

Embu das Artes/SP

13 e 14/09

EM Valdice

Parque Pirajussara

Itapevi/SP

18 e 19/09

CEMEB Professor Jossei Toda

Rua Colorado, nº 116 – Jd. Santa Rita

Araçoiaba/SP

20 e 21/09

Instituição à ser confirmada.

 

Mais informações à imprensa:

Gustavo Barbosa – gustavo@imagemagica.org

+55 11 98765-1909

Carolina Farias – carolina@imagemagica.org

+55 11 96445 5067



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *