Thursday 3 de julho de 2025
Canal Itapevi Canal Itapevi

Últimas Novidades

Vereador Fábio Freitas homenageia Guarda Municipal de Itapevi e reforça apoio

Arraiá Caipira na ANBI reúne mais de mil pessoas na 14ª

ACITA celebra 40 anos com plantio de cerejeiras e ação solidária

Prefeitura de Itapevi atrai empresas com benefícios fiscais

Itapevi realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe para todos

Teco passa tropa da GCM em revista e reforça compromisso com

Itapevi recebe Circuito Sesc de Artes 2025 com programação gratuita no

Itapevi realiza Campanha do Agasalho do Bem 2025

Espetáculo Paixão de Cristo de Itapevi emociona público e alcança quase

Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

  • INÍCIO
  • Guia Comercial
  • Notícias
    • Cidade
    • Educação
    • Esporte
    • Política
    • Religião
    • Saúde
  • FOTOS
  • Contato
  1. Home
  2. Cidade
  3. Operação Verão retira 48 mil toneladas de sujeira de rios e córregos de Itapevi
 Operação Verão retira 48 mil toneladas de sujeira de rios e córregos de Itapevi
Cidade

Operação Verão retira 48 mil toneladas de sujeira de rios e córregos de Itapevi

by Canal Itapevi 6 de novembro de 2019 0 Comment
Visualizado: 1.648

Limpeza e desassoreamento foram feitos em pontos estratégicos onde há mais riscos de alagamento
Pneus, sofás, geladeiras e móveis em geral foram retirados de rios e córregos de Itapevi, por agentes da Prefeitura durante a Operação Verão, iniciada em agosto para combater e prevenir enchentes na cidade. Ao todo, já foram retiradas 48 mil toneladas de objetos, sujeira e terra, em três meses de operação.
O trabalho, realizado por agentes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes em diversos pontos do município.
A quantidade de material impróprio retirada dos rios e córregos equivale a 3,2 mil caçambas de caminhões cheias. Na prática, em cada dia de trabalho, as equipes têm recolhido cerca de 800 toneladas de material assoreado.  A limpeza acontece em uma área de cerca de 8 quilômetros.
Os serviços da Operação Verão continuam até o final de novembro e são executados com recursos do próprio município. Fora deste período, os serviços de conservação são permanentes, por meio da limpeza de bueiros, desbloqueio de curvas de rio e ações pontuais após chuvas volumosas.
Prevenção
Para combater e prevenir a cidade contra enchentes, técnicos da Prefeitura realizaram levantamento e mapearam estrategicamente áreas com maior incidência de alagamentos, entre elas a região central, Rainha, Vila dos Mineiros, Portela e São Carlos.
A ação é importante porque além de evitar alagamentos futuros, auxilia em questões preventivas de saúde pública, uma vez que evita doenças oriundas da margem de rios, dos córregos e de afluentes.
As intervenções tiveram início em agosto por conta do período de seca, ou seja, em que há poucas chuvas. Os trabalhos consistem na dragagem e limpeza realizada no fundo dos rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais e também nas margens dos rios.
Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários estão sendo utilizadas duas máquinas PC escavadeiras hidráulicas, uma de braço longo, oito caminhões basculantes e uma retroescavadeira. Cerca de 30 homens trabalham operando as máquinas durante a Operação, além de na limpeza das margens.
Nas áreas onde não for possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana compostas por cerca de 20 homens realizam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.
O material recolhido será encaminhado para um local apropriado para um bota fora legalizado e autorizado para recebimento destes materiais.
“É importante também que os moradores nos ajudem mantendo sempre as áreas dos rios limpas e não descartando lixo e entulho nos córregos”, reforça integrante da equipe de limpeza da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Fotos: Célio Júnior/PMI e Pedro Godoy/ ExLibris/PMI

Share This:

Tags: córrego itapevi limpeza de córrego limpeza de rios
Previous post
Next post

Canal Itapevi (Website)

administrator

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED Stories for you
Cinema

CENTERPLEX CINEMAS | DIVULGAÇÕES DA SEMANA –

by Canal Itapevi 8 de outubro de 2021

Confira o que está em cartaz no cinema em Itapevi. https://www.centerplex.com.br/cinema/itapevicenter.html

Cinema

CENTERPLEX CINEMAS | DIVULGAÇÕES DA SEMANA –

by Canal Itapevi 30 de setembro de 2021

Confira o que está em cartaz no cinema em Itapevi. https://www.centerplex.com.br/cinema/itapevicenter.html

Cidade

Cemitério vertical biosseguro já está com 60%

by Canal Itapevi 10 de setembro de 2021

Canal Itapevi Canal Itapevi

×