Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização

21-01 Obras de drenagem em Itapevi já superam 37 km de canalização 1 Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização 21 01 Obras de drenagem em Itapevi j   superam 37 km de canaliza    o 1

Prefeitura avança serviços no córrego Ribeirão do Sapiantã. Iniciadas no segundo semestre de 2013, as obras de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi já garantiram a canalização de mais de 3,7 km na cidade de Itapevi. Nesta semana, operários e máquinas atuam no córrego Ribeirão do Sapiantã, em três frentes, para acelerar os trabalhos.

Uma equipe executa implantação de peças de concreto no leito do córrego, próximo à sede da Coordenadoria da Defesa Civil, na Cohab; outro grupo já implanta placas na altura do CEMEB Monteiro Lobato e um terceiro grupo realiza a dragagem do córrego próximo à estrada do Sapiantã, no Jardim Santa Rita.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, serão canalizados 1,5 km de extensão no córrego Ribeirão do Sapiantã. O trecho já possui cerca de 900 metros concluídos desde o início das ações, em setembro de 2014, representando 60% dos trabalhos na região. Essa é a segunda fase do amplo projeto de macrodrenagem, que inclui a canalização de quatro mil metros do rio Barueri-Mirim.

Principal via fluvial de Itapevi, o rio Barueri-Mirim já possui grande parte de sua extensão atendida com o serviço de canalização. As ações foram iniciadas em 2013, já atingindo cerca de 2,8 km nos bairros Jardim Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde, em torno de 70% de obras concluídas.

Atualmente, os profissionais atuam no trecho do rio na altura da rua Carmem Silva de Almeida, nos bairros Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Em todos os trechos estão sendo implantadas peças de concreto em formato de ‘L’, que são posteriormente interligadas e adaptadas ao curso da via fluvial. Para isso, os operários desviam o curso para baixar o volume de águas. 

Além da canalização, está prevista a construção de duas pontes na rua Lafaiete Rodrigues (Jardim Vitápolis) e uma ponte na rua Hermentino Belomi (Cidade Saúde), ambas no rio Barueri-Mirim. Também está prevista a construção de piscinões de retenção de águas das chuvas.

As ações de drenagem são frutos de um amplo projeto desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura de Itapevi, a partir de 2006. “Trata-se do maior investimento público já realizado na cidade, orçada em cerca de R$ 97 milhões em recursos oriundos do Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. A meta é reduzir os índices de inundações que ocorrem na cidade, em especial na região central”, destacou o prefeito Jaci Tadeu.

Fotolegenda: Divulgação/PMI
1 – Operários atuam no córrego Ribeirão do Sapiantã, na altura da Cohab
2 – Obras da segunda fase da canalização já atingiu 900 metros

21-01 Obras de drenagem em Itapevi já superam 37 km de canalização 2 Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização 21 01 Obras de drenagem em Itapevi j   superam 37 km de canaliza    o 2

Print Friendly, PDF & Email Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização Obras de drenagem em Itapevi já superam 3,7 km de canalização printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *