João, “Sua História se fez Canção! ”

Na sexta-feira, 08/04, aconteceu no Restaurante e Bar da Ruth, uma homenagem ao Subsecretário de Assuntos Parlamentares, ex-deputado Estadual e ex-prefeito de Itapevi, João Caramez.

 

_MG_1548 João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” MG 1548Sob noite quente e ambiente rústico e aconchegante como a cozinha de uma fazenda, o Sommelier Fernando Santander ofereceu um coquetel aos amigos e familiares do secretário João Caramez. O anfitrião que morou por 26 anos na Cohab, encabeça uma ONG voltada ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, nos confessou que, por ser morador apaixonado e envolvido pela história da cidade, apreciou a ideia de homenagear a figura de maior representatividade atualmente dentre as famílias emancipadoras de Itapevi. A personalidade aguerrida do homenageado fez com que sua história virasse canção, e essa festa o Canal Itapevi não poderia deixar de conferir!

 

A Festa

_MG_1542 João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” MG 1542A concentração da festa aconteceu na parte dos fundos do bar, em torno do fogão de lenha. A presença do Grupo Samba na Villa – responsáveis pela música que homenagearia o ilustre convidado, harmonizou o ambiente festivo. Com o clima misterioso de surpresa, os olhares pareciam ansiosos pelo o quê aguardava o amigo João.

Em sua chegada, João Caramez foi recebido por algumas figuras regionais da política, empresários, amigos e familiares. Cordialmente o secretário cumprimentou todos os presentes, em seguida, os primeiros acordes que anunciava o samba preparado para o ilustre convidado, foram tocados. A música era um samba enredo composto pelo músico Marcos Ferraz, integrante do grupo Samba na Villa e o interprete Douglas Chará, da Escola de Samba Pérola Negra. “Para compor a canção foram quase quatro meses de estudo”, afirma o interprete que ainda diz se sentir muito lisonjeado em fazer parte de homenagem, “fazer uma homenagem para alguém em vida é realmente muito bom! ”

_MG_1593 João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” MG 1593          _MG_1597 João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” MG 1597

A letra

João do Povo o Samba Enredo

 

É de encantar emocionar a sua história se fez canção

João foi lutas e glórias sua trajetória ao mundo novo

Linda homenagem a você João do Povo.

 

Tempos que voam ao vento me traz a lembrança recordar

Aquela criança que brinca e apronta tem sonhos a desvendar

No lar de harmonia e de muita união crescia o menino João

Tão genioso o dom divino a educação

Formou se professor pra alegria da nossa nação.

 

E ele foi lecionar conhecimentos lê fez tornou-se tão popular querido na região

Caramez o sobrenome atribui

Itapevi decola em nova direção.

 

Ao tom da viola cultura e tradição o som sertanejo cantado com emoção

Esporte tem como lazer

Família base a consagração

Na fé do nosso santo padroeiro São Judas Tadeu

Lhe deu força e garra pra representar o povo seu

Foi grande prefeito hoje é secretário, um bom deputado em nosso plenário

Itapevi te enobrece por tudo que fez

São Paulo a se orgulha de seu legado João Caramez.

 

História e Emoção

_MG_1689 João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” MG 1689A visível emoção de João Caramez contagiou os convidados que também pareceram deleitarem-se com a letra e a melodia da canção na voz de Douglas Chará. “Eu não imaginava que algum dia alguém pudesse preparar uma homenagem dessa natureza”, disse Caramez. O secretário, nascido nas terras de “pedras chatas”, ainda quando pertenciam a Cotia explica sobre os laços afetivos que tem com Itapevi: “Ela representa tudo” diz João. “Minha mulher e meus filhos nasceram aqui, sou filho do emancipador, minha história e minha vida estão aqui”.

O pai, homem que deu nome a uma das avenidas principais da cidade, Rubens Caramez, foi o grande responsável pelo legado do filho. “Além de muito simples era trabalhador… eu carrego um grande orgulho dele”, conta o entrevistado. Valdir Ferreira, que acompanhou de perto a trajetória do político, conta ao Canal um pouco mais sobre a relação de João com seu pai Rubens Caramez: “O João é apaixonado pelo pai, e o pai morreu muito jovem, o deixando de certa maneira politicamente órfão. Desta forma, o jovem João, que não fazia e não tinha nada a ver com a política, se sentiu na obrigação de pegar o legado do pai e fazer política”. Diz o amigo que o conhece desde os anos 80.

_MG_1685 João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” MG 1685O bate papo que não parou antes da 1h da manhã foi acompanhado pelo samba enredo que se repetia no som. A noite quente brindou com a alegria, e quem deixou claro o resultado da festa foi o convidado de honra: “Nossa, pelo amor de Deus. Maravilhoso! Não há coisa melhor para marcar a vida de um ser humano como a música”.

Print Friendly, PDF & Email João, “Sua História se fez Canção! ” João, “Sua História se fez Canção! ” printfriendly pdf button nobg


Ana Paula Lopes

Estudante de Jornalismo e Letras, atua na Universidade Nove de Julho em Oficinas de Idiomas. Moradora de Itapevi há 29 anos também se interessa por assuntos de caráter filosófico e sociais.

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *