Itapevi terá Farmácia Dose Certa na Praça 18 de Fevereiro

Mantida pela Prefeitura, unidade terá 146 medicamentos disponíveis à população

Para ampliar o acesso da população aos medicamentos, a Prefeitura de Itapevi inaugura, no dia 5 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 17h, a Farmácia Dose Certa, com capacidade de atender cerca de 60 mil moradores por mês. A unidade moderna funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Praça 18 de Fevereiro, no Centro.

O objetivo da Farmácia Dose Certa é oferecer aos itapevienses um atendimento específico, mais rápido e sem custos em suas necessidades farmacoterapêuticas (retirada de medicamentos e insumos).

A Dose Certa disponibilizará gratuitamente 146 medicamentos e insumos da assistência farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde e programas de saúde específicos, para pacientes com diabetes, contraceptivos e para o programa Saúde da Mulher.

“Pensamos numa solução moderna e sustentável, onde economizamos 30% no custo final da obra e construímos em tempo recorde. Essa nova Itapevi merece equipamentos em locais públicos e de fácil acesso à população”, disse o prefeito Igor Soares.

A Farmácia Dose Certa ainda entregará medicamentos voltados ao atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), de uso contínuo para tratamentos de anti-hipertensão, diabetes, asma, antibacterianos, analgésicos, anticoncepcionais, medicamentos prescritos pelo atendimento médico aos munícipes, dentre outros.

Unidade moderna

Com um projeto moderno e sustentável, a Farmácia Dose Certa Itapevi foi projetada em contêineres de aço, com 120 m² de área útil. O espaço é resistente a incêndio e outras intempéries.

A implantação em contêiner é considerada mais sustentável por ser uma instalação mais limpa e rápida e pelo próprio reuso do material. O dispositivo

permite maior flexibilidade, permitindo diversas configurações e facilitando a montagem.

A construção representou 30% de economia do que a tradicional de alvenaria. A estrutura física da farmácia é um investimento do município e será administrada pela empresa prestadora de serviços na área da saúde em Itapevi.

Como obter aos remédios fornecidos:

-Ser morador do município de Itapevi

-Apresentar um dos documentos abaixo:

· Cartão com cadastro em unidade municipal de saúde

· RG/CNH

· Certidão de nascimento

-Receituário das unidades do SUS

-Identificação do paciente com nome por extenso

-Endereço completo em receita (número da casa, bairro, município e estado)

-Local e data da emissão da receita (dia, mês e ano)

-Ausência de rasuras

-Identificação e assinatura do prescritor

Farmácias nos equipamentos de saúde continuam funcionando

A Dose Certa funcionará da mesma forma como as farmácias nas unidades de saúde do município, porém atenderá um número maior de pessoas por se tratar de uma unidade específica para entrega de medicamentos.

“A novidade trará muito mais conforto e dignidade à população, além de proporcionar maior dinamismo e agilidade no fornecimento de remédios em benefício da nossa população. Sem falar que está em local de fácil acesso para toda cidade”, avalia o prefeito Igor Soares.

“Foi adotado recentemente em Itapevi um novo sistema, informatizado, para entrega de medicamentos, insumos e materiais de enfermagem. Com isso, teremos maior rastreabilidade de consumo, gerando uso racional de medicamentos e materiais otimizando nossas projeções e programações de compras para manutenção de nossos atendimentos na rede de saúde municipal com reflexo positivo em toda a administração pública”, explica a secretária de Saúde, Luiza Nasi.

Foto: Felipe Barros Ex Libris/ PMI

Legenda: Farmácia será um marco na distribuição de medicamentos para cidadão

Print Friendly, PDF & Email  Itapevi terá Farmácia Dose Certa na Praça 18 de Fevereiro printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *