Itapevi recebe visita do BiblioSesc

Inscrição é gratuita e interessados deve apresentar RG, comprovante de endereço e o preenchimento de uma ficha de cadastro    

A cidade de Itapevi recebeu, nesta quarta-feira (7), a visita da BiblioSesc, uma biblioteca itinerante do Serviço Social do Comércio (SESC), que disponibiliza livros para consulta e empréstimos gratuitamente em uma iniciativa que conta com a parceria da Secretaria Cultura. A carreta biblioteca ficou estacionada, na Praça 18 de Fevereiro, no Centro.

O retorno da BiblioSesc em Itapevi está programado para a 21 de agosto (terça-feira), a partir das 13h. O objetivo do serviço é promover a leitura, por meio da ampliação e facilitação das condições de acesso ao livro, uma maneira de democratizar o acesso a obra. Ainda haverá uma intervenção literária com o coletivo Cafuzas, que apresenta “Palavras a Caminho”.

A proposta é experimentar diferentes formas de trabalhar a palavra, estabelecendo diferentes relações com o público e com o espaço, sem perder o compromisso com o fortalecimento da tradição oral e da cultura escrita.

“A Prefeitura espera que o estabelecimento do contato entre morador da cidade com o livro e a leitura sejam cada vez mais frequentes porque isso possibilita maior reflexão de realidade e do futuro que o circunda”, explicou o prefeito Igor Soares.

As narradoras percorrerão espaços internos e externos do BiblioSesc, bem como do seu entorno, propondo breves encontros mediados por poemas e histórias que serão contadas pelas integrantes do coletivo e também lidas em livros a pessoas que estejam sozinhas, acompanhadas ou em grupo.

A ação é caracterizada por um diálogo entre a intervenção urbana, a narração de histórias e a mediação de leitura. O repertório de narrativas e livros diz respeito ao universo de pesquisa do coletivo, isto é, narrativas (orais e escritas) indígenas, africanas e afro-brasileiras e também aquelas ligadas ao feminino e à importância da memória e da resistência de diversos povos.

Sobre o BiblioSesc

A inscrição na BiblioSesc é gratuita, sendo feita no local com a apresentação do RG, comprovante de endereço e o preenchimento de uma ficha de cadastro. No caso de menores de 18 anos, é necessária assinatura do regulamento por um adulto responsável.

Cada inscrito poderá retirar até duas obras (livros e gibis) pelo período de 14 dias, havendo a possibilidade de renovação.

O atendimento da BiblioSesc é quinzenal, em espaços públicos com fluxo de pessoas (praças, vias próximas às escolas, calçadões comerciais) previamente definidos junto à Prefeitura.

Para saber mais sobre a iniciativa, o BiblioSesc atende pelos telefones 3184-0951, de terça a sexta-feira, das 13h às 22h, e 99906-6304 (caminhão no dia do evento, das 10h às 16h). O e-mail para contato é bibliosesc@osasco.sescsp.org.br.

Foto: Felipe Barros Ex Libris/ PMI

Legenda: Iniciativa promove leitura por meio da ampliação e facilitação das condições de acesso ao livro

Print Friendly, PDF & Email  Itapevi recebe visita do BiblioSesc printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *