Foto 1 - Pedro Godoy (1)

Itapevi promove “1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa”

Animais podem ser adotados gratuitamente. Interessados em adotar devem ser maiores de 18 anos e levar RG, CPF e comprovante de endereço

A Prefeitura de Itapevi promove, no dia 25 de agosto (sábado), entre 11h e 15h, a “1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos Me Leva Pra Casa”. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, criada em julho deste ano. A Feira acontece no Ita Shopping Centro (Rua Leopoldina de Camargo, 260 – Centro) e tem como objetivo dar um lar para os animais abrigados no Canil mantido pela administração.

“Temos muitos animais em condições de adoção na cidade que iremos levar para a Feira. São animais que precisam de um lar e de carinho. A Feira é uma forma que encontramos que conseguir agilizar o destino e adoções de cães e gatos, bem como desafogar o atendimento no Canil”, explica o diretor do Departamento de Cuidados e Proteção Animal, Wander Rodrigues da Silva.

O diretor ainda explica que os interessados em adotar devem levar na retirada do animal coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos. Apenas maiores de 18 anos podem fazer as adoções e devem levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Cães e gatos, em geral, no Canil, são sem raça definida.

Neste ano, a Prefeitura doou, até o mês de junho, um total de 18 animais em condições de abrigamento. Foram 12 cães e 6 gatos. Já em 2017, foram adotados 45 animais (37 cães e oito gatos). Os dados são da Divisão de Controle e Proteção Animal do município. Atualmente há 57 animais aptos para serem doados no Canil da Prefeitura.

Com a reforma administrativa em vigor desde o dia 1º de julho deste ano, o serviço de adoção responsável da Prefeitura foi transferido do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria de Saúde, para a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

Trata-se da primeira secretaria do tipo em toda a Região Oeste. “Respeitamos os animais e vamos atuar para que eles tenham esse respeito na prática em toda a cidade”, disse o prefeito Igor Soares.

Além da Feira, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi estará com os cães policiais do Canil da Guarda fazendo demonstrações, simulando sua rotina de trabalho, como faro de detecção de entorpecentes, corrida de obstáculos e comandos de obediência por voz.

Além da Feira, é possível adotar durante os dias da semana

Em Itapevi, é possível adotar gratuitamente um bichinho de estimação. Para isso, existe o programa Me Leva Pra Casa, um serviço de adoção responsável disponível a toda população.

Os interessados na adoção devem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal. O equipamento fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Na hora da retirada, é necessário levar coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

“O processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas”, explica Cátia Pasanisi, médica veterinária responsável pela DCPA.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

Foto: – Ex Libris/PMI

 



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *