Foto 1 - Pedro Godoy (2)

GCM de Itapevi comemora 21 anos e lança programa Bike Patrulha

Corporação ganhou seis novas bicicletas, novos capacetes e câmeras para policiamento com motocicletas

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi celebrou, no dia 5 de setembro, 21 anos de existência da corporação. O evento comemorativo aconteceu no Estádio Municipal André Nunes Júnior, na Vila Nova Itapevi, e reuniu muitas novidades em benefício da população.

A solenidade foi marcada ainda pelo lançamento do programa Bike Patrulha, que é a implementação de uma nova modalidade de policiamento preventivo e comunitário com o uso de bicicletas pelos guardas na região central da cidade. Foram entregues seis novas bicicletas ao efetivo durante a solenidade.

Além desta novidade, a corporação também ganhou 15 novos capacetes e cinco câmeras acopladas ao equipamento para utilização dos agentes da ROM (Ronda Ostensiva com Motocicleta). Também foi homenageada a subinspetora da Guarda, Vanda Maria Rocha Alves, 61, que se aposentou após 21 anos dedicados à GCM de Itapevi e 25 como servidora pública da Prefeitura. Ela recebeu flores, uma placa e um quadro com uma foto sua com dedicatória dos colegas de trabalho.

Dois bolos de aniversário foram cortados e distribuídos para o público nas arquibancadas, guardas e autoridades políticas da cidade. A cerimônia contou com a execução dos hinos nacional e da GCM de Itapevi, além da apresentação e revista à tropa realizadas pelo comandante, Humberto Araújo, e o prefeito.

Para Igor Soares, a corporação tem uma atuação fundamental na queda dos índices criminais da cidade. “É um dia especial. A nossa Guarda ocupa posição de agentes de segurança do estado e realiza, com muita qualidade, o policiamento preventivo e ostensivo evitando que a criminalidade tome conta de Itapevi”, destacou.

O comandante da GCM de Itapevi elogiou a organização do evento. ”Foi uma festa muito bonita com direito ao recebimento de novos acessórios para a melhoria da nossa atividade profissional diária. Ser GCM é ter muito orgulho de uma profissão de risco, porém gratificante porque é nobre e que preza pela justiça”, avaliou.

O evento reuniu todas as unidades de segurança, compostas pelas inspetorias Canil, Escolar, Patrulhamento, ROM, Central de Comunicação e Videomonitoramento (Cecom) e a mais recente força de segurança criada em fevereiro deste ano, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), uma unidade especial da corporação.

Também prestigiaram o aniversário agentes de segurança das GCMs de Jandira e de Embu das Artes, além de representantes da Defesa Civil e do Demutran (Departamento Municipal de Transito), ambos de Itapevi.

A cerimônia de aniversário contou com a participação da Banda Jovem da GCM e de músicos do projeto “Música contra a Violência”, desenvolvido por agentes da Guarda junto à jovens de comunidades carentes do município.

A solenidade também serviu para homenagear o presidente da Juci (Juventude Civilizada de Itapevi), Vanderson Silva Oliveira, que recebeu uma placa, e esteve presente no aniversário da GCM com jovens da Guarda Mirim da Juci.

Lançamento do Programa Bike Patrulha

Com o objetivo de ampliar e qualificar a segurança pública no município, a Prefeitura entregou seis bicicletas e utilizará quatro no programa Bike Patrulha. Duas delas ficarão na reserva técnica da corporação.

Para melhor utilização dos equipamentos, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi realizou um curso de formação em agosto deste ano para agentes de segurança da corporação com o uso de bicicletas em uma nova modalidade de policiamento preventivo e comunitário.

Inicialmente, as bicicletas serão utilizadas para patrulhamento no Centro expandido da cidade englobando as seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, Cesário de Abreu, Rubens Caramez e o Corredor Oeste Metropolitano.

Os agentes tiveram 52 horas de formação. Deste total, 40 delas foram de treinamento no Centro de Formação de Itapevi e as outras 12 horas distribuídas no Centro de Formação de Osasco e no 22° Batalhão Logístico Leve do Exército, em Barueri.

Os GCMs de Itapevi receberam instrução sobre as disciplinas de Condutas de Patrulhamento com Bicicleta; Técnicas Operacionais; Armamento, Munição e Tiro e Manutenção de Bicicleta.

Durante a entrega dos equipamentos e aniversário da GCM, o inspetor responsável pelo patrulhamento de bike, Marcelo de Souza, agradeceu pelas bicicletas e falou sobre a importância delas. “Elas são utilizadas para realizar a segurança em grandes cidades do mundo todo. Elas chegam mais rápido e entram em lugares onde há maior dificuldade de viaturas oferecerem atendimento. Patrulharemos o trânsito, comércio e daremos amplo apoio à população”, explicou.

Novos capacetes e câmeras para policiamento com motocicletas

Um exemplo de que a Prefeitura investe pesado em melhorar a segurança da população é o fato de, também no aniversário de 21 anos da GCM, a corporação receber cinco câmeras que serão acopladas aos capacetes dos agentes do ROM (Ronda Ostensiva com Motocicleta) para auxiliar na própria segurança dos guardas e consequentemente da população, ao tornar a abordagem mais segura e ação dos policiais transparentes.

Os GCMs também receberam 15 capacetes. Ambos os materiais foram adquiridos por compra via processo licitatório no segundo semestre deste ano e com recursos da própria Prefeitura para melhor equipar a GCM do município.

“O capacete é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) indispensável para nós motociclistas. Garante nossa segurança. Com uma câmera acoplada assegura nossa proteção e a transparência das nossas ações e abordagens, mostrando que estamos qualificados e aptos para melhorar ainda mais a segurança oferecida na cidade”, revelou o GCM Cleber Teixeira dos Santos, um dos guardas beneficiados com as entregas.

Mais investimentos

Em fevereiro deste ano, a Guarda ganhou 38 novas viaturas, a corporação também realizou a formatura da primeira turma da ROMU composta por 35 agentes. Ao todo, foram 23 carros e 15 motocicletas. Também foram entregues 20 pistolas semiautomáticas modelo 58F e quatro armas longas calibre 36 modelo T14, além de novos fardamentos para os agentes da GCM. Ainda em julho deste ano, a Prefeitura entregou 231 novas jaquetas impermeabilizantes e seis espingardas calibre 12 para uso exclusivo de agentes de segurança.

Sobre a GCM

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM). O efetivo da GCM é composto atualmente por 231 agentes em seu efetivo, 50 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Engenheiro Cardoso (Rua André Cavanha), e móveis situadas na região central.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de a garantir o bem-estar e a ordem pública.

A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher) e Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM).

A Sede da Guarda Municipal (Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4025-2433.

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone 199.

Fotos: Pedro Godoy – Ex Libris/PMI

William Leite PMI

Legenda: Guarda celebra 21 anos e ganha novos capacetes, câmera para motocicletas, além de 6 novas bicicletas para patrulhamento no Centro da cidade



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *