Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi

A NECESSIDADE DA ARTE

Prof. Especialista Hélton Lima

Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi

Tiveram 8 indicações e conquistaram 3 prêmios no VI Festival de Teatro de Itapetininga

manifesto-do-subconsciente-11  Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi MANIFESTO DO SUBCONSCIENTE 11

A Cia. Studio 8 encena foi formada na Escola Livre de Teatro de Itapevi, e o elenco do espetáculo “Manifesto do Subconsciente” é composto por alunos do grupo técnico da Escola, com a direção de Hélton Lima.

Apresentaram a peça no VI Festi – Festival de Teatro de Itapetininga no dia 10 de Outubro no centro Histórico e Cultural de Itapetininga e receberam 8 indicações:

  1. Melhor Cenário
  2. Melhor Figurino
  3. Melhor Iluminação
  4. Melhor Sonoplastia
  5. Melhor Atriz Coadjuvante (com indicação de 2 atrizes)
  6. Melhor Ator Coadjuvante
  7. Melhor Direção
  8. Melhor Espetáculo

 

Ganharam 3 prêmios:

 

Melhor Atriz Coadjuvante: Jenny Alves

Melhor Ator Coadjuvante: Gabriel Ricanélli

Melhor Direção: Hélton Lima

A cerimônia de Premiação aconteceu na sexta-feira dia 14/10 às 20h no centro histórico e cultural da cidade de Itapetininga.

manifesto do subconsciente  Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi MANIFESTO DO SUBCONSCIENTE 2 2

No último sábado dia 15/10 receberam a notícia de que foram selecionas para a 6ª Mostra competitiva de teatro da cidade de Sarapuí – SP, onde representarão nossa cidade apresentando o espetáculo “Manifesto do Subconsciente” no dia 19 de Novembro.

O espetáculo: O manifesto do subconsciente é um espetáculo formado a partir de pesquisas sobre a loucura, o medo, a violência psicológica, o poder do subconsciente sob nossas ações e o limite entre homem e consciência. Repletas de símbolos, as personagens passam por várias crises, sendo em vários momentos elas próprias as crises que permeiam a vida.

O Texto foi construído de forma coletiva por todos os atores envolvidos na encenação e direção, teve seu início a partir de estudos sobre a encenação contemporânea, estética teatral, semiótica, performance e dança teatro. Em meio aos estudos o grupo decide mergulhar em assuntos polêmicos que permeiam sua sobrevivência fora do teatro, seus medos, escolhas, caminhos, descobertas pessoais etc.

A encenação passa pela vida dos atores e de pessoas comuns que entrevistadas abriram um pouco de seu coração e de sua mente para contribuir com a construção de nosso trabalho, foi o momento do “desabafo da vida” como decidimos chamar as nossas entrevistas com homens e mulheres que sofrem preconceitos todos os dias, seja por opção sexual, cor da pele, estilo de se vestir ou se portar, trabalho, idade, religião, por ter passado por algum trauma que a mudou completamente, medos psicológicos e sociais cristalizados pela mídia e família entre outras questões.

Em meio a todo o processo, estudos e pesquisas foram nascendo as personagens, as histórias e os nossos valores correspondentes aos assuntos que estamos contando nesse manifesto, extraído da mente de várias “personas” e exibido para quem quiser pensar sobre ele.

manifesto-do-subconsciente-53  Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi MANIFESTO DO SUBCONSCIENTE 53

 

Contato: lima.tonarte@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email  Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi printfriendly pdf button nobg


Hélton Lima

Hélton Lima, ator, encenador, produtor e professor, fez o curso de formação do ator no Teatro Escola Macunaíma, formado em Letras pelo Instituto de Ensino Superior de Cotia, especializado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, certificado em "entrenamiento físico, vocal y puesta en escena" pela premiada cia. Teatro de los andes/Bolívia em 2013. É morador de Itapevi e desde 2003 trabalha com teatro e produção cultural na cidade, sendo de 2003 à 2005 voluntário no Clube de Mães Jardim Rainha e Bela Vista, com um grupo de 30 jovens. A partir de 2005 passou a fazer parte da grande equipe de profissionais do Departamento de Cultura de Itapevi como professor da Escola Municipal de Teatro (nessa época Casa das Artes), de 2009 à 2011 Coordenador da Escola, de 2012 a 2015 diretor da escola, tendo escrito peças, estudos e dirigido diversos espetáculos. Como produtor, é sócio-fundador da Cia. Studio 8 Encena Produções Artísticas, produziu diversos grupos de teatro, "grupo Pretexto", "grupo entrelace" etc.

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *