Cristo Vive

O Significado real da Páscoa

“Porque procurai entre os mortos aquele que vive” (Lucas 24.5)

Hoje é mais uma data no calendário cristão que tem sido desvirtuada pela sociedade, assim como o Natal. Os olhos voltados para o comercio, a venda de chocolates, a história de um coelho etc. Mas o que significa de fato a páscoa?

Para respondermos, precisamos voltar ao Antigo Testamento, especificamente em Êxodo 12.26. “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou”. A palavra “Páscoa” significa “passagem”, aludindo ao evento quando o povo de Israel foram livres da escravidão. O texto de Êxdo 12 nos mostra a primeira ocorrência da páscoa. Deus chama Moisés e este é usado para libertar o povo das mãos de Faraó. Já naquela época, a libertação do povo e a morte dos primogênitos, onde preservaria apenas as casas, onde os umbrais das portas estivessem com sangue, apontavam para uma época especifica na história, apontava para o messias. No tempo determinado por Deus, Cristo veio ao mundo, e assim foi morto por cada um de nós, os que creem.

Cristo é a nossa páscoa, ou seja, Cristo foi sacrificado, morto e ao terceiro dia, ele ressuscitou. No Antigo Testamento, o povo foi liberto da escravidão do Egito, hoje somos libertos da escravidão do pecado. Cristo nos libertou do domínio do pecado. Nas palavras do Pastor Mauro Meiste“A páscoa foi instituída por Deus durante o período da escravidão no Egito e serviu como o sinal de libertação do povo da aliança, primeiro, da própria ira de Deus que trouxe a morte dos primogênitos do Egito, mas livrou da morte, pelo sangue do cordeiro pascal, os primogênitos dos israelitas. Logo, no cristianismo bíblico, celebramos a páscoa todas as vezes que obedecemos ao mandamento do Senhor e celebramos a Santa Ceia ou Ceia do Senhor. Esta é a nossa páscoa.” Páscoa é salvação para aqueles que creem em Jesus Cristo como salvador. Se Cristo tivesse permanecido morto, tudo teria sido em vão, mas Cristo ressuscitou, o tumulo está vazio, a Cruz está vazia. Não adiante procurar entre os mortos, aquele que vive. Aleluia, Cristo já ressuscitou.

Pastor: Dijavan Ferreira Cruz

Pastor Titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Itapevi – Rua Helena de Abreu Silva, 124 – Vila Nova Itapevi.

Venha nos conhecer – Uma Igreja de teologia Reformada

Print Friendly, PDF & Email  Cristo Vive printfriendly pdf button nobg


Dijavan Ferreira Cruz

Dijavan Ferreira Cruz é bacharel em teologia pelo seminário teológico Presbiteriano reverendo José Manoel da Conceição. É Casado com Priscila Jonson e pastor da Igreja Presbiteriana De Itapevi

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *