Caps ajudam na prevenção ao suicídio

Itapevi possui três centros que oferecem tratamento para estes casos, OMS divulgou que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo
A Prefeitura de Itapevi lançou no dia desse mês a campanha municipal Setembro Amarelo “Mês de Valorização à Vida” e está promovendo uma série de ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio.
A Organização Mundial de Saúde divulgou uma pesquisa que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. Esse dado faz com que todos fiquem em alerta com familiares e amigos, que possam pensar ou indique a possibilidade de cometer o suicídio.
Para essa causa, a população de Itapevi conta com o atendimento permanente de três centros de atenção psicossocial (Caps), que tratam dos transtornos mentais severos e permanentes.
A tentativa de suicídio ou pensamentos suicidas são considerados transtornos graves que necessitam de tratamento médico especializado.
Em casos de tentativa efetivas para tirar a própria vida, o paciente deve ser atendido imediatamente no pronto-socorro central, para receber tratamento emergencial clínico e psiquiátrico e, posteriormente, será encaminhado aos Caps.
Para situações em que a pessoa esteja planejando ou constantemente pensando em suicídio o acolhimento deve ser feito pelos Caps, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“O suicídio pode ser desencadeado por uma série de fatores. Nestes casos, o ideal é que a própria pessoa procure atendimento nos centros de atenção ou que alguém da família faça isso, por isso a necessidade da atenção”, explica Luiz Naporano, coordenador de saúde mental de Itapevi.
Pessoas com menos de 18 anos devem ser acolhidas pelo Caps Infantojuvenil Ciranda (Ladeira Hugo Michelotti, 5, Centro).
Jovens e adultos, que estejam passando por transtornos mentais, mas não fazem uso de álcool e droga, devem procurar atendimento no Caps Espaço Conviver (R. Eduarda Rios Trevisan, 105, Jd. Portela).
Adultos com transtornos mentais aliados ao uso de álcool e drogas devem ser acolhidos pelo Caps AD Reconstruir (r. Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 235, Jd. Portela).

Acolhimento

Segundo dados do Ministério da Saúde, a existência de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) diminui em até 14% a incidência de suicídios nos municípios.
“Este atendimento é fundamental. Nos Caps, o paciente recebe atendimento especializado por meio de consultas e participa de grupos terapêuticos de acolhimento, com psicólogos e psiquiatras”, explica Naporano.
Em Itapevi, além dos CAPS, também existe o serviço de psicologia ambulatorial realizado em quatro unidades básicas de saúde e atendimento de emergência no pronto-socorro central.

Campanha

Diversas ações estão sendo realizadas em Itapevi por meio da campanha municipal Setembro Amarelo “Mês de Valorização à Vida”.
No dia 05, a secretaria de Cultura e Juventude realizou palestra com Douglas Camargo, idealizador do projeto “Inspire Alguém Hoje”, voltado para o público jovem, que trata de assuntos como depressão, automutilação, bullying, pensamentos suicidas e drogas.
Também fazem parte da campanha exposição fotográfica, divulgação do curta-metragem “Empatia Salva Vidas”, do instrutor de cinema Marcos Menezes e rodas de conversa.
A exposição Setembro Amarelo, da fotógrafa Pâmela Donato, é um ensaio sobre o tema realizado com os alunos da Escola Livre de Teatro e Circo. A partir do dia 16, a mostra percorrerá os shoppings da cidade.
No dia 19, às 13h, acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) roda de conversa com o escritor Cláudio S. Filho, autor do livro “Um Conto Sobre Ela”, que será lançado no próximo mês. O CREAS fica na Av. Ana Araújo de Castro, 494 – Jardim Itapevi.
No dia 30, às 15h, a roda de conversa acontece na Secretaria de Cultura (Av. Luiz Manfrinato, 194 Centro), com a psicóloga Ana Carolina Fonseca, da ONG Emoção e Vida.
Print Friendly, PDF & Email  Caps ajudam na prevenção ao suicídio printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *