Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros

30-10 Canalização Rio Barueri-Mirim 1 Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros 30 10 Canaliza    o Rio Barueri Mirim 1A canalização do rio Barueri-Mirim que ultrapassou a marca de 500 metros, visa reduzir índices de inundações nos bairros ribeirinhos de Itapevi

Nesta semana, as obras de canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassaram os 500 metros de extensão já realizada. Atualmente, profissionais a serviço da empresa contratada para os trabalhos já atuam próximo à ponte da rua Ameríndia, principal acesso das partes alta e baixa do Jardim Vitápolis. Há cerca de três meses, as obras foram iniciadas na divisa entre Jandira e Itapevi e a meta é estender a canalização até o Centro de Itapevi.

A ação, que é o maior investimento público já feito no município, vai garantir uma sensível redução dos índices de inundações na cidade, quando concluída. Esta é a primeira etapa do grande projeto de macrodrenagem, que inclui ainda a canalização do córrego Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab), além da construção de pontes e passarelas ao longo das vias fluviais e de novos piscinões de retenção de água das chuvas.

Segundo a Secretaria de Planejamento, estão sendo implantadas cinco mil peças de concreto em formato de ‘L’, que serão interligadas e adaptadas ao curso do rio. Para isso, é necessário desviar o curso do rio e baixar o volume de águas para implantação das placas. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa no local a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito do rio.

Além da redução das enchentes, as obras contribuirão para melhorias no trânsito da região. Isso porque, com a canalização, a Prefeitura irá pavimentar as vias que margeiam o rio, finalizando o serviço de asfaltamento no Jardim Vitápolis. Além disso, a EMTU deverá implantar em breve um viaduto ligando a rua Ameríndia ao Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã. Também está em andamento a abertura de um novo acesso entre a rodovia SP-29 e o Jardim Vitápolis, justamente na via que margeia o rio Barueri-Mirim.

O prefeito Jaci Tadeu vem acompanhando todos os passos da ação que vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da cidade. “É muito importante concretizar essa ação, que será um salto na vida dos ribeirinhos. Estamos nos empenhando para melhorar ainda mais a cidade seja com obras de canalização, seja na parte do trânsito, resultando em maior qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Fotolegenda: Victor Bustamante / PMI

1 – Canalização do rio Barueri-Mirim atinge 500 metros de extensão
2 – Profissionais seguem canalização em direção ao Centro de Itapevi

30-10 Canalização Rio Barueri-Mirim 2 Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros 30 10 Canaliza    o Rio Barueri Mirim 2

Print Friendly, PDF & Email Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros Canalização do rio Barueri-Mirim ultrapassa marca de 500 metros printfriendly pdf button nobg


André Luiz Vasconcelos

André Luiz de Almeida Vasconcelos, nascido em Recife em 1976 chegou em Itapevi em 1983, estudou no Bemvindo Moreira Nery, CEI e UAB apaixonado por esportes começou a escrever por influência de sua Jornalista e amiga Renata Lutfi, além de colunista do Canal Itapevi trabalha na Prefeitura Municipal de Itapevi.

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *