Tuesday 17 de junho de 2025
Canal Itapevi Canal Itapevi

Últimas Novidades

Arraiá Caipira na ANBI reúne mais de mil pessoas na 14ª

ACITA celebra 40 anos com plantio de cerejeiras e ação solidária

Prefeitura de Itapevi atrai empresas com benefícios fiscais

Itapevi realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe para todos

Teco passa tropa da GCM em revista e reforça compromisso com

Itapevi recebe Circuito Sesc de Artes 2025 com programação gratuita no

Itapevi realiza Campanha do Agasalho do Bem 2025

Espetáculo Paixão de Cristo de Itapevi emociona público e alcança quase

Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

Começa a distribuição gratuita dos ingressos para Paixão de Cristo 2025

  • INÍCIO
  • Guia Comercial
  • Notícias
    • Cidade
    • Educação
    • Esporte
    • Política
    • Religião
    • Saúde
  • FOTOS
  • Contato
  1. Home
  2. Cidade
  3. Repensando o Planejamento Estratégico por Roberto Barbosa Rodrigues
 Repensando o Planejamento Estratégico por Roberto Barbosa Rodrigues
Cidade

Repensando o Planejamento Estratégico por Roberto Barbosa Rodrigues

by Administrator 25 de outubro de 2013 0 Comment
Visualizado: 994

REPENSSANDO O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO ARTIGONavegar é preciso, dizia o poeta lusitano. Planejar é indispensável, reconhece o homem contemporâneo. Estes conceitos e muitos outros estão presentes no livro “Repensando o Planejamento Estratégico” do autor, o advogado Dr. Roberto Barbosa Rodrigues.

Navegar é preciso, dizia o poeta lusitano. Planejar é indispensável, reconhece o homem contemporâneo.

Segundo Kalyan Banerjee, Presidente do Rotary Internacional, eleito para este ano, “Para alcançar qualquer coisa neste mundo, devemos usar todos os recursos disponíveis. E o único lugar para começarmos é com nós mesmos e dentro de nós mesmos”.

Segundo ele, depois de encontrar sua força interior, os rotarianos poderão realizar grandes feitos em suas comunidades e no mundo. “Encontre sua essência, desenvolva sua força interior e, sem hesitar, siga em frente e abrace o mundo para envolver a humanidade”.

A introspecção é a principal característica da filosofia de Sócrates. E exprime-se no famoso lema, conhece-te a ti mesmo, isto é, torna-te consciente de tua ignorância, como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude.

Partamos do “conhece-te a ti mesmo” socrático-platônico. Conhecer a si mesmo, para Platão, significava conhecer seus processos de pensamento, buscando, dentro de si, os melhores caminhos para orientar a vida, tanto a vida pública, quanto a vida pessoal.

A razão de ser da sua vida é você mesmo. A sua paz interior deve ser a sua meta de vida; quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda falta algo, mesmo tendo tudo, remeta o seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe dentro de si. Assim entendia Aristóteles.

O retorno à pureza da consciência natural é o dever fundamental de todo homem, segundo Rousseau, Com isso, ele retoma de certa forma, ao “conhece-te a ti mesmo” socrático. Sócrates reivindicou como centro do pensar filosófico o próprio homem e os valores que orientam sua conduta. Mas a diferença maior entre Sócrates e Rousseau não reside nisso, mas no fato de que o “conhece-te a ti mesmo” socrático é tarefa intelectual a cargo da razão, e Rousseau, ao contrário, vê no intelecto uma faculdade que conduz o homem para fora de si mesmo. Rousseau aponta o sentimento, essa “outra faculdade infinitamente mais sublime”, como verdadeiro caminho para a penetração na essência da interioridade.

Mazzarino, como émulo menor de Maquiavel, discípulo de Richelieu, e preceptor do Rei Sol, Luiz XIV, da França, vê a política como uma atividade amoral, baseada em duas máscaras: a da simulação e a da dissimulação. Para tanto, ao empunhá-las, o praticante deve esvaziar-se de si mesmo, expurgar a autenticidade, evitar denunciar-se pela emoção, porque “quase sempre os sentimentos mais profundos do coração se estabelecem em claras notas pintadas no semblante.” Promove, no lugar da ética, o ardil, a astúcia e o cinismo.

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas”. Sun Tzu.

Alie estes princípios a evolução dos tempos e do homem, ao conhecimento do dinheiro e sua história e modele tudo isso com legalidade, moral e ética, e terá uma ferramenta poderosa para criar um planejamento muito próximo da perfeição.

Obra: REPENSANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Editora Nobre
Autor: Dr. Roberto Barbosa Rodrigues.

O JUIZ E A ETICA O AUTOR

Share This:

Previous post
Next post

Administrator

subscriber

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED Stories for you
Cidade

Arraiá Caipira na ANBI reúne mais de

by Canal Itapevi 9 de junho de 2025

Itapevi, 8 de junho de 2025 – No último sábado, aconteceu a 14ª edição

Cidade

ACITA celebra 40 anos com plantio de

by Canal Itapevi 8 de junho de 2025

Itapevi, 5 de junho de 2025 – Em comemoração aos seus 40 anos de

Cidade

Prefeitura de Itapevi atrai empresas com benefícios

by Canal Itapevi 29 de maio de 2025

Adesões ao programa registraram mais de mil empregos diretos e instalação e ampliação de

Canal Itapevi Canal Itapevi

×