Conheça a História da Romaria de Itapevi

romaria 2012 capaQuase meio século de devoção e fé, a 48 ° Edição da Romaria de Itapevi a Pirapora do Bom Jesus acontecerá nos dias 04 e 05 de agosto de 2012.

48 ° EDICAO DA ROMARIA DE ITAPEVI A PIRAPORA DO BOM JESUS

HISTÓRIA DA ROMARIA:

 Em 1964, no período em que as cantigas caipiras eram tocadas como hinos e o principal transporte eram os cavalos e charretes, o saudoso senhor Ermes Gonçalves que morava no Jardim Mirisola, teve em sua família um caso grave de saúde. O itapeviense, que era alto, forte e muito católico, logo fez uma promessa para que seu parente fosse curado da doença, como agradecimento, ele iria a Pirapora do Bom Jesus a Cavalo durante sete anos. Com muita fé, logo seu pedido foi atendido e sua graça alcançada e, no dia 16 de maio, ‘as sete horas da manhã, em frente a Igreja São Judas Tadeu, estava o senhor Ermes, o amigo inseparável Milton Ângelo Quaglio e alguns integrantes das Famílias Abreu, Chaluppe, Pezoni, Nunes e alguns amigos de Cotia, no total eram 28 romeiros, que receberam a benção do Padre Romeo Mecca e promoveram a primeira Romaria de Itapevi.

A promessa do senhor Ermes foi cumprida e, no final da sétima Romaria de Itapevi, o fundador entregou a bandeira ao padre e se afastou da peregrinação. O amigo Milton assumiu o cargo de presidente e organizou a Romaria de Itapevi até a 25° edição, após a 26 ° Romaria, a presidência foi assumida pelo senhor Helio Alves (Abóbrão), que com uma comissão composta por parentes e amigos dos antigos romeiros, administrou a Romaria até a 28 ° edição.

Na 29° Romaria, o presidente eleito foi o cavaleiro Samil Feres Chaluppe, que como medida imediata, implantou o estatuto e oficializou a “Associação dos Romeiros de Itapevi a Bom Jesus do Pirapora Milton Ângelo Quaglio”, o estatuto delega obrigações para a comissão e determina um período de dois anos com direito a reeleição para o cargo do presidente.

Hoje a Romaria ainda possui uma historia viva, os irmãos Adilson e Davilson de Abreu são uns dos cavaleiros que  mais participaram da Romaria de Itapevi, Davilson quando criança era um dos 28 cavaleiros que participou da primeira Romaria em 1964. “ Hoje fica a lição, já participei de pelo menos 45 Romarias e não consigo imaginar ficar sem participar. Eu cresci com a peregrinação e ela acompanha toda minha Vida”, depoimento Davilson .

Já o irmão Adilson não participou da primeira mas também é um recordista, foi em pelo menos 44  das 45 edições da Romaria, “ A lembrança que tenho da primeira é que chorei muito querendo ir, mas como era muito pequeno tive que ficar em casa” depoimento de Adilson.

Devido ao crescimento meteórico da Romaria de Itapevi, o principal objetivo da Comissão da Romaria e melhorar a religiosidade dos romeiros, uma vez que grande parcela dos participantes que vão motorizados participa do percurso, mas sem entender a origem da peregrinação de Fé.

Destacamos também a real participação da Guarda Municipal de Itapevi nos ultimos anos, pois através de seu Comandante são os responsáveis pela organização do percurso, e controle durante o trajeto, enfim tornando-se parte integrante e Fundamental da Romaria.

Já na gestão do Presidente Ricardo Jose de Miranda, a Associação dos Romeiros de Itapevi, teve a primeira atualização de seu Estatuto, devidamente registrado em Cartório competente.

No entanto Associação só atingiu este status visto a Grande participação de Todos os seus Presidentes – dos quais fazemos questão de relacional abaixo.

Presidentes:

Ermes Gonçalves

Milton Ângelo Quaglio

Helio Alves

Samil Feres Chaluppe

Everaldo Belli

Adilson de Abreu.

Fernando Vaz de Carvalho

Helio Domingues

Jose Luis Cardoso

Ângelo Rafael

Vagner Pereira Camargo

Ricardo Jose de Miranda

Carlos Henrique Rice Mendes

Esclarecemos ainda que em 08 de Marco de 2010 foi assinado a Lei Municipal numero//2.006 (Projeto de Lei de autoria do Vereador Sr. Luciano de Oliveira Farias),  a Romaria de Itapevi a Bom Jesus de Pirapora passou a fazer parte do Calendário Oficial do Município – com data prevista para o ultimo final de semana do mês Julho.

Finalizando em 02.06.2010 foi assinado a Lei Municipal numero//2.021(Projeto de lei de autoria dos Srs. Vereadores Sr. Luciano de Oliveira Farias, Sr. Marcos Ferreira Godoy, Sr. Paulo Rogério de Almeida, Akdenis Mohamad Kourani e Sr. Igor Soares Ebert), onde a Associação dos Romeiros de Itapevi, passa a ter o titulo de Utilidade Publica.    

Sem mais,

ASSOCIAÇÃO DOS ROMEIROS DE ITAPEVI

“MILTON ANGELO QUAGLIO”.

ROMARIA 2012 flyer corte

Print Friendly, PDF & Email


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *