Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

Profissionais da educação debatem Plano de Carreira
Profissionais da educação debatem propostas do Plano de Carreira do Magistério de Itapevi
Plenária serviu para colher sugestões e propostas de docentes da rede municipal. Com o intuito de valorizar ainda mais os profissionais da rede de ensino municipal de Itapevi, a elaboração do Plano de Carreira do Magistério avança a passos largos. Após discussão com gestores da rede, ocorrida em maio, desta vez a etapa contou com a participação dos professores e integrantes do quadro do magistério, em plenária realizada no último sábado (20), no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani.
O objetivo da reunião foi deixar os profissionais a par do andamento da fase elaborativa da lei, e acompanhar as propostas por meio de um esboço impresso, como também colher contrapropostas para concluir o Plano de Carreira, que deve entrar em vigor em 2014.
Antes da formação da mesa de discussões, as autoridades discursaram para os profissionais da educação. O prefeito Jaci Tadeu salientou que o seu papel dentro da fase elaborativa é de receber e analisar as propostas. “Este Plano de Carreira é um anseio dos profissionais da rede municipal de educação e deverá valorizar ainda mais o docente que busca constante qualificação. O objetivo é criar um plano sério e legal para que não tenha mudanças posteriores e perdure por muitos anos. Por isso, a participação de todos é essencial neste momento para que seja desenvolvido um plano consistente”, disse o prefeito.
Presente também à mesa de discussão, o vice-prefeito Fláudio Azevedo destacou a importância da educação dentro da sociedade. “É o nosso papel discutir o Plano de Carreira abertamente por meio da democracia. O relacionamento entre todos os envolvidos deve ser com troca de ideias e experiências, além de amizade e acima de tudo comprometimento”, reforçou Fláudio, que também é educador.
Quando finalizado, o Plano de Carreira do Magistério de Itapevi passará pela Câmara Municipal para ser transformado em lei. “É primordial que todos façam suas sugestões, pois isso vai contribuir para melhorar o seu futuro. Precisamos de pessoas que participem e deem continuidade ao trabalho e não pouparemos esforços para que isso aconteça”, priorizou o presidente da Câmara, vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho).
Já o secretário de Educação e Cultura, Cesar Pimentel, fez uma breve apresentação das principais propostas do plano além de dar sequência às discussões. Dentre os princípios previstos no plano está o de valorizar o professor pelo serviço prestado, pelo conhecimento adquirido e desempenho no trabalho, obedecendo à lei nacional do piso salarial. O docente também receberá estímulos quanto ao seu desenvolvimento funcional e à qualificação profissional. “Há muitos anos os professores esperam a discussão do Plano de Carreira e será um processo democrático, construído e discutido por todos”, salientou o secretário.
Outro ponto de destaque previsto no plano é a ascensão na carreira, que será feita por evolução horizontal, progressão vertical e promoção (avaliação de desempenho). Quanto à jornada de trabalho, que irá proporcionar ao professor tempo hábil para melhor planejar suas aulas, os docentes contarão com as jornadas básicas, reduzidas e ampliadas.
Na jornada básica, por exemplo, o professor cumpriria 30 horas, sendo que 20 horas seriam dedicadas aos alunos e 10 aos trabalhos pedagógicos. Na jornada reduzida, o professor cumpriria 15 horas, das quais 10 seriam com os alunos e 5 para a realização de atividades pedagógicas. Já na jornada ampliada, das 39 horas semanais, 26 seriam para as atividades em sala de aula e 13 para os trabalhos pedagógicos.
Após a apresentação dos principais tópicos e esclarecimento das dúvidas entre os professores, a próxima etapa do processo de elaboração do plano será a formação de uma comissão composta por seis membros, que participarão, juntamente com os professores, dos debates sobre o futuro projeto de lei.
A plenária de discussão do Plano de Carreira do Magistério contou com a presença dos secretários Fabio Andrade (Administração), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Francisco de Abreu (Habitação), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Fábio Tangerino (Higiene e Saúde); do diretor administrativo do Gabinete do Prefeito, Israel Marques; da supervisora de Educação Sandra Mendes; dos vereadores Cláudio Dutra e Camila Godói; representantes de sindicatos e associações, profissionais da educação, além da Banda Sinfônica Municipal de Itapevi.
Fotolegenda: Victor Bustamante/PMI
1- Profissionais da rede municipal se reuniram em plenária para discutir Plano de Carreira
2- Jaci Tadeu destacou a importância em desenvolver um projeto de lei dentro da legalidade