Piloto de Itapevi disputa GP da Fórmula Vee em homenagem a Niki Lauda

Lucas Veloso corre em prova para lembrar o piloto austríaco,
tricampeão na Fórmula 1 e que iniciou a carreira na FVee

São Paulo, 5 de junho de 2019. O piloto Lucas Veloso, de Itapevi, disputa neste sábado (8/6), em Interlagos, o GP Niki Lauda de Fórmula Vee. Um dos maiores nomes do automobilismo mundial, tricampeão da Fórmula 1, Lauda iniciou sua carreira nas pistas na FVee. Ele morreu no último dia 20 de maio, aos 70 anos.

Niki Lauda - 1969 - Kaimann Racing  Piloto de Itapevi disputa GP da Fórmula Vee em homenagem a Niki Lauda Niki Lauda 1969 Kaimann Racing

Para o jovem piloto, será um momento especial. “O Niki Lauda foi um grande campeão, que inspirou diversas gerações de pilotos e amantes do automobilismo. Será sempre lembrando como um exemplo para todos nós. E será muito emocionante e uma grande honra poder prestar esta homenagem para ele em Interlagos”, diz.

Lucas Veloso fez sua estreia no Campeonato Paulista de Fórmula Vee na última etapa, disputada em maio. E logo conquistou um terceiro e um quinto lugares. Com isso, já está na 10ª posição na classificação geral.

Niki Lauda competiu na FVee europeia pela Kaimann Racing Team há exatos 50 anos, em 1969. Na época, esta era a principal categoria para a formação de pilotos no automobilismo mundial. Em seguida, ele disputou a Fórmula 2 e chegou à F1, onde se consagrou como um dos maiores pilotos de todos os tempos.

O GP Niki Lauda terá duas provas em Interlagos, que serão válidas pela 5ª etapa do Campeonato Paulista da categoria. O piloto que somar mais pontos nas duas corridas receberá o troféu em homenagem a Lauda, entregue por Wilson Fittipaldi Júnior, que competiu e conviveu ao lado do piloto austríaco em provas da F2 e F1 nos anos 1970.

Wilsinho foi o criador da Fórmula Vee no Brasil, na década de 1960. Atualmente, ele é consultor técnico da categoria e instrutor de jovens pilotos. Além de competir ao lado de Niki Lauda,  criaram uma forte amizade.

“Nunca vi um piloto reclamar dele. Sempre foi uma pessoa muita respeitosa, com uma capacidade técnica enorme para pilotar e acertar carros, e que dirigia com muita lealdade”, lembra Wilsinho. “Não corremos na mesma equipe, mas tínhamos uma boa amizade. Sempre que possível, na sexta-feira do fim de semana de provas, saíamos para jantar.”

Para esta prova especial, a Fórmula Vee terá um carro estilizado, como o que era pilotado por Niki Lauda em 1969. O modelo terá a mesma cor verde e os patrocinadores que apoiavam o piloto austríaco na época.

Lucas Veloso - box  Piloto de Itapevi disputa GP da Fórmula Vee em homenagem a Niki Lauda Lucas Veloso box

As provas do GP Niki Lauda, sábado, em Interlagos, serão às 11h10 e às 13h35. Antes, às 8h55, será realizado o treino classificatório. Na sexta-feira, acontecem dois treinos livres, às 8h e às 12h05.

Para saber mais sobre a Fórmula Vee e como competir na categoria, acesse www.fvee.com.br

Classificação do Campeonato Paulista de Fórmula Vee (10 primeiros colocados):

1)      Ricardo Cury – 112 pontos

2)      Augusto Santin – 110

3)      Francisco Costa – 104

4)      João Pedro Maia – 94

5)      Antonio Carlos Vieira de Souza – 86

6)      Dave Sharp – 49

7)      Saulo Soares – 43

8)      Luis Albinati – 38

9)      Elisio Netto – 35

10)   Lucas Veloso – 28

Fotos:

O piloto austríaco Niki Lauda (#18) em prova da Fórmula Vee europeia em 1969. Crédito: Volkswagen Motorsports/1969

Niki Lauda, então com 20 anos, na equipe Kaimann de Fórmula Vee. Crédito: Kaimann Racing Team/1969

O piloto Lucas Veloso (#122) em prova da Fórmula Vee, em Interlagos. Crédito: Claudio Laranjeira/Divulgação FVee

Fernando Santos
Comunicação FVee
(11) 97691-1223
www.fvee.com.br

Print Friendly, PDF & Email  Piloto de Itapevi disputa GP da Fórmula Vee em homenagem a Niki Lauda printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *