engaj

Liderança e Engajamento

Para aqueles que gostam da série “Once Upon a Time” eis aqui um episódio onde podemos aprender sobre liderança. Eu gosto da série porque conseguimos ver uma versão ampliada do que acontece com os personagens depois daquela famosa frase: “Eles viveram felizes para sempre”. Eles misturam todos os contos de fadas, mas no final fica bem legal. Enfim, Se você acompanha a série e ainda não chegou no episodio 9 da 5º temporada, e se você não gosta de Spoilers sugiro guardar esse texto para uma leitura futura! Do contrário, veja como um filme ou uma série pode te ensinar tanto sobre liderança.

 

Quando um cineasta, um produtor cinematográfico, um roteirista, quando eles se propõem a fazer um filme, certamente o desejo deles é que a sua obra, sua criação percorra todo o mundo. Sem dúvida eles esperam por um reconhecimento financeiro, mas eles também esperam impactar as pessoas com as suas obras, levar alguma mensagem. Se você já saiu de uma seção de cinema aos prantos, ficou pensando no filme por uma semana, certamente você foi impactado pela obra de alguma forma. O único ponto, é a duração desse impacto: “como passa rápido!”. Você sabe porque passa rápido? Porque a mudança vem do exercício!

 

Porque você acha que alguns estudiosos afirmam que precisam de dias, semanas para fazer de uma rotina, um hábito? Porque toda e qualquer mudança requer exercícios, repetição, você precisa vivencia-las! Porque eu insisto: “faça benchleader”: converse com outras pessoas, experimente, erre, erre de novo e de novo, aprenda, e divida! Para ser um bom líder você precisa passar pela experiencia de ser um bom líder!

 

A cena de “once upon a time” que eu gostaria de compartilhar com vocês, é uma cena da Mérida com o pai, ela chega pra ele e começa a conversar sobre uma batalha que eles estão prestes a enfrentar, e ela questiona o seu pai se eles vão vencer e o pai responde que “eles farão o possivel pra que isso aconteça”, Mérida, por sua vez continua: “Pai, a Mulan é uma ótima treinadora mais ela não sabe ensinar uma coisa sobre liderança: “Como inspirar os clãs a me seguirem na batalha. Como você faz isso pai? Como você consegue inspirar o clã a te seguir na batalha, principalmente, quando todos sabem que muitos vão morrer!?”

 

Você sabe o que ele diz? Ele diz assim:

 

“Só há uma maneira de fazer os homens te seguirem numa batalha: é mostrando pra eles que  VOCÊ É A PESSOA MAIS DISPOSTA A MORRER POR ELES, porque, se o rei está disposto a entregar a vida dele, eles sabem o quanto é importante vencer esta batalha!”

Um pouco mais a frente com o decorrer da história Mérida fala das duas lições que aprendeu:

  1. “Ninguém deve ter o poder de conduzir pessoas a uma luta da qual não acreditam.” 
  1. “Ajudar alguém a encontrar o caminho, pode te ajudar a encontrar o seu.”

E o que nós aprendemos com isso?

– Você não pede para o seu time fazer algo se você mesmo não acredita nisso. Só existe uma maneira de fazer o seu time te seguir em uma batalha, mostrando  pra eles que você é a pessoa mais disposta a morrer por eles, então eles saberão o quanto é importante vencer esta batalha. 

Ser líder é estar no barco, mas não no quarto de vista para o mar, ser líder é estar no comando, envolvendo o time, liderando o time, fazendo parte do time, nas alegrias, nas tristezas, nas dificuldades, no sucesso! Líder que é líder na arte de engajar sabe liderar, delegar, acompanhar, participar, e não delargar. Faz parte do conjunto de sinônimos de ENGAJAMENTO as palavras: envolver, se comprometer, participar, se empenhar.

Engajamento é ATO é EFEITO de engajar, então, líder, o engajamento do seu TIME começa por você!

A pergunta que eu faço hoje, uma pergunta que a gente sempre deve se fazer: “Eu realmente estou disposto a liderar?”

Pense nisso!

Eu vou ficando por aqui e a gente se vê por ai!
Déborah Stroebel
Psicóloga, Coach e BenchLeader
(011) 9-8422-4655

 Agende uma consulta!

 Acesse, curta, compartilhe, se inscreva e me acompanhe nas redes sociais:

Site: www.deborahstroebel.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCG3dQ155-IrBtknlPM9D9fg
Facebook: https://www.facebook.com/PsicologaCoacheBenchleader/?ref=bookmarks
Instagram: https://www.instagram.com/deborahstroebel/?hl=pt-br
Acesse o Link deste artigo no site: https://www.deborahstroebel.com/single-post/2017/08/01/Lideran%C3%A7a-e-Engajamento



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *