CAPA

Liderança e Disciplina

Quando a gente pensa na palavra “disciplina”, além do significado que a própria palavra traz, ela também nos remete a tantas outras: regras, esforço, dedicação, submissão, superação. Um músico, um bom músico sabe muito bem o que é disciplina.

 Já não é a primeira vez que eu escuto ao assistir uma entrevista de um cantor ou músico famoso ele dizendo: “hoje eu canto/toco bem, mas não foi sempre assim!”

 Tem um episódio na série “Grey’s Anatomy” que narra a experiência de um cirurgião ao perder um paciente que é músico. O médico fica extremamente abalado pela perda, não só do paciente mais do músico que ele tanto admirava. Esse cirurgião comenta que uma vez ele assistiu uma entrevista desse músico,  e ele compartilha o que escutou:

 “(…) eu não fui o aluno mais talentoso da escola de música, mas, o que me faltava em “talento natural” eu compensava com a “disciplina”, eu praticava a todo momento, a todo tempo eu estava praticando.”

 “Ele praticava a todo momento, ele estava a todo tempo praticando.” Por mais obvio e incrível que isso possa parecer, “liderança é uma prática”,  para ser um bom líder você precisa estar praticando a liderança o tempo todo, aplicando os conceitos aprendidos. Mas é claro, que não é só isso!!” É como eu sempre digo: “Para ser um bom líder, você precisa passar pela experiência de ser um bom líder!”

 Cada experiência vivida na liderança é uma experiência única: nenhuma entrevista, nenhum desligamento, nenhum feedback, nenhum dia é igual a todos os outros. Ser um líder melhor requer disciplina! Você vai errar muitas vezes, e eu espero que você erre e continue errando se esse for o melhor caminho para o processo de aprendizagem. Errar não é sinônimo de fracasso, errar é sinônimo de sucesso! Quem nunca errou nessa vida?

 Errar não é um problema, o problema é nunca aprender com os erros!

 Tem uma frase de Albert Einstein que diz assim:

“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista dos seus objetivos, mesmos que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”

 Nunca deixe de tentar ser um líder melhor, por mais que a referencia que você tenha em cima, dos lados, na frente ou atrás de você sejam as mais horríveis, por mais que digam que em você falta o “talento natural para liderar”. É verdade que algumas pessoas parecerem que nasceram com a habilidade natural de liderar, mas, liderança também pode ser aprendida quando você considera aquilo que existe de mais único em você: seus valores, sua essência, aquilo que te difere de outra pessoa, toda sua experiência, no fundo no fundo, se a gente consulta a sabedoria interior a gente sabe exatamente o que precisa fazer!

 Você pode não saber como um processo exato de feedback funciona, e é bom saber alguns conceitos, técnicas sobre o assunto, e principalmente, experimentá-las, aplicá-las, mas, quando no meio dessa teoria toda, a gente considera que antes de mais nada existe uma outra pessoa na nossa frente: “um ser humano como a gente”, sabemos exatamente o que dizer, e não existe formula que supere isso.

 Eu não estou dizendo que você tem que ignorar os conceitos, estou dizendo que você precisa considerar também o que há de humano em você. Tem uma frase de Jung que explica perfeitamente isso que eu estou tentando explicar:

 “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outras alma humana.”

 Ser líder não é só teoria, mas é “teoria na prática, é vivência e experiência”. Ser líder requer disciplina: ” é errar querendo acertar”.

 Divida isso com os seus liderados, diga a eles que “líder também erra”, isso não vai tornar você veraneável, vai mostrar apenas que você também é humano, assim, eles não terão tanto medo de chegar lá, e vão ter cada vez mais vontade de acertar, assim como você!

 Disciplina, busque ser um líder melhor!

O que te falta em “talento natural” compense com “disciplina”!

 Eu vou ficando por aqui e a gente se vê por ai!
Déborah Stroebel
Psicóloga, Coach e BenchLeader
(011) 9-8422-4655

 Agende uma consulta!

 Acesse, curta, compartilhe, se inscreva e me acompanhe nas redes sociais:

Site: www.deborahstroebel.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCG3dQ155-IrBtknlPM9D9fg
Facebook: https://www.facebook.com/PsicologaCoacheBenchleader/?ref=bookmarks
Instagram: https://www.instagram.com/deborahstroebel/?hl=pt-br
Acesse o Link deste artigo no site: https://www.deborahstroebel.com/single-post/2017/04/04/Lideran%C3%A7a-e-Disciplina



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *