Em Itapevi, simulação de acidente de trem reúne cerca de 300 pessoas para aprimorar serviço de resgate

Treinamento no sábado (8) foi o primeiro do tipo realizado com equipes multidisciplinares, segundo Juliana Petrin, coordenadora regional do SAMU. 

O SAMU Regional Oeste realizou, no sábado (8), uma simulação de acidente de trem entre as estações Santa Rita e Amador Bueno da CPTM, ao lado da Avenida Leda Pantalena.

Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram do treinamento, que teve como objetivo preparar as equipes de resgate para uma eventual ocorrência, ajudando a diminuir o tempo de atendimento para salvar vidas.

Esta foi a primeira simulação de descarrilamento em linha férrea realizada no Brasil com a presença de equipes multidisciplinares, segundo Juliana Petrin, coordenadora regional do SAMU.

“Nós sabemos que essas catástrofes ocorrem”, afirma Juliana. “Por isso, nós temos que trabalhar em conjunto e aprender com nossas falhas e ver onde a gente tem que melhorar”, diz.

Cerca de 80 figurantes voluntários, a maior parte deles estudantes de enfermagem da região, atuaram como feridos. O “resgate” começou às 10h e foi até às 12h.

Nesse período, foram instaladas tendas para socorrer os feridos e houve um processo de triagem para atender as vítimas conforme a gravidade – até mesmo o helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado.

Além de profissionais do SAMU, participaram do treinamento efetivos da CPTM, Polícia Militar, Bombeiros, Exército, Demutran, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e da concessionária CCR.

Nesta terça (11), representantes das instituições que realizaram a simulação se reunirão em Itapevi para avaliar o treinamento e estudar melhorias no protocolo de atendimento em caso de acidente.

Foto: Rogério Valente/ExLibris/PMI
Legenda: Treinamento contou com equipes multidisciplinares

Print Friendly, PDF & Email  Em Itapevi, simulação de acidente de trem reúne cerca de 300 pessoas para aprimorar serviço de resgate printfriendly pdf button nobg


Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *