10-03___Cavalgada_de_Emancipação_reúne_centenas_de_romeiros_em_Itapevi_3

Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi

10-03   Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi 3 Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi 10 03   Cavalgada de Emancipa    o re  ne centenas de romeiros em Itapevi 3

A instituição cinquentenária participou das comemorações do aniversário de Itapevi no mês fevereiro. No dia 22, mais de 200 cavaleiros e charreteiros partiram da rua Dimarães Antonio Sandei, no bairro Vila Nova Itapevi, cruzando a cidade até as Quatro Encruzilhadas. A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Segurança e Trânsito e Transportes.
Ao final da Cavalgada, os romeiros realizaram um almoço no Rancho do Gibão, com comida tropeira e apresentações de dança catira, modas de viola e músicas sertanejas. A tarde ainda contou com os depoimentos dos membros mais antigos da Associação dos Romeiros da cidade, que relataram suas experiências nas primeiras romarias pela região.
O presidente da Comissão, Daniel Henrique, falou sobre a programação das tradicionais festas organizadas pelos romeiros. “Nosso objetivo é reunir os amigos e suas famílias em nossos eventos. A romaria para todos nós é um compromisso e principalmente um ato de fé que é passado de geração à geração. Porém, para realizarmos o trajeto até Pirapora e Aparecida como fazemos todos os anos, é necessário levantar fundos, por isso, realizamos as festas e almoços”, explicou. 
Segundo o ex-presidente Ricardo Miranda, em 2014 a Associação dos Romeiros completou 50 anos. Em princípio, o número de participantes era bem menor, com cerca de 05 no máximo 10 cavaleiros. De acordo com Ricardo essa tradição começou quando em 1964, o saudoso Hermes Gonçalves, morador do município, enfrentou um grave caso de doença na família. Católico fervoroso, fez uma promessa, que iria a Bom Jesus de Pirapora a cavalo por 7 anos, caso recebesse a cura do parente acamado para agradecer à Deus pela benção alcançada. Assim nasceu a romaria de Itapevi que cresce a cada ano.
Durante o almoço no Rancho do ex-presidente, os peões receberam a visita dos secretários de Segurança, Kleber Maruxo, e de Governo, Ruth Banholzer. A secretária provou da comida tropeira e cumprimentou o presidente da associação. “O exercício da fé é transformador, parabenizo a todos vocês por darem continuidade a essa tradição por décadas. Acredito que ter uma crença faz toda a diferença em nossas vidas”, destacou Ruth.
Os organizadores do evento destacaram que nós próximos meses outros ativides estão por vir, como por exemplo, o esperado ‘Baile dos Romeiros’ no sítio Passargada, que reúne cowboys de toda região. O evento está previsto para o final do primeiro semestre de 2015.
Legendas: 
1 – A Secretária de Governo Ruth Banholzer participou do evento 
2 – O presidente da Comissão dos Romeiros fez o tradicional sopro do berrante 
3 – A Cavalgada passou pelas principais avenidas de Itapevi

10-03   Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi 1 Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi 10 03   Cavalgada de Emancipa    o re  ne centenas de romeiros em Itapevi 1

10-03   Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi 2 Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi Cavalgada de Emancipação reúne centenas de romeiros em Itapevi 10 03   Cavalgada de Emancipa    o re  ne centenas de romeiros em Itapevi 2



Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *